#PraCegoVer: sala do Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, onde aconteceu a formatura. Tem uma mesa de madeira e atrás dela estão as formandas, professores do curso e os idealizadores. Ao fundo, um telão.

Aconteceu esta semana (15/05), a formatura da segunda turma de ajudantes de cozinha do Projeto “Cozinha e Voz”. Nessa etapa, 16 alunas travestis e mulheres transexuais finalizaram o curso de Ajudante de Cozinha, uma realização do Ministério Público do Trabalho, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em parceria com a chef Paola Carosella e o empresário Benny Goldenberg. Além disso, o projeto tem apoio da Txai Consultoria e Educação, Casa Poema e Hotec.

Estiveram presentes na cerimônia o Procurador Geral do Trabalho, dr. Ronaldo Curado Fleury; o Diretor do Escritório da OIT no Brasil, sr. Martin Hahn; a Procuradora do Trabalho da Coordenadoria Nacional da Promoção de Igualdade e Oportunidades do MPT, dra. Valdirene de Assis, a chef Paola Carosella, Beatriz de Carvalho Pinto Rampim, diretora da Hotec, que entregaram os diplomas para as alunas.

#PraCegoVer: plateia durante a cerimônia. Sala com carpete e cadeiras. Ao fundo, janelas e uma parede de madeira clara.

O curso é uma ação desse projeto que busca oferecer uma primeira formação profissional, além de auxiliar na inclusão no mercado de trabalho por meio da articulação com diversas empresas de distintos ramos da hospitalidade. Algumas empresas clientes da Txai Consultoria e Educação e empresas signatárias do Fórum já estão nesse movimento para empregar as recém formadas.

No evento, algumas empresas que estão contratando alunos e alunas do curso, primeira e segunda turma, falaram de suas experiências com o projeto. Uma das alunas da primeira turma, Vanessa, já foi contratada pela Sodexo e atualmente trabalha numa das cozinhas da Avon. Lilan Rauld, da área de Diversidade e Inclusão da Sodexo, disse que a contratação da Vanessa só trouxe benefícios para todas as pessoas e a empresa. O restaurante Mangiare, de Benny Goldberg, também conta com uma aluna do curso na cozinha, Emily. “Nesses 6 meses que a Emily está com a gente ela já foi promovida”, comenta o empresário. Fitó é outro restaurante parceiro do projeto que também estava presente na cerimônia e falou da aluna contratada.

# PraCegoVer: aluna declama poema durante a formatura. Mulher negra de cabelos curtos, com vestido azul, segurando um microfone.

Durante a formatura, além da entrega dos diplomas, as alunas puderam mostrar o que aprenderam nas aulas de poesia, com a poeta e atriz Elisa Lucinda e a atriz e diretora, Geovana Pires. Cada uma delas escolheu um poema para declamar durante a cerimônia. A apresentação final marcou um processo de aulas em que todas aprenderam a importância – e o poder – da palavra e do discurso. Um momento emocionante para elas que estavam no palco e para os que, da plateia, aplaudiam a conquista de cada uma.

Publicado em: 17/05/2018

 

SiteLock

Acessibilidade