#ParaCegoVer: imagem ilustrativa mostra logo da GE sobre um fundo de formas geométricas coloridas nas cores do arco-íris.

Em minha trajetória profissional – inicialmente no meio acadêmico, depois no setor público, no terceiro setor, e hoje na iniciativa privada – tive a oportunidade de trabalhar sendo liderado e liderando pessoas que fazem parte de grupos minorizados. Este diálogo e esta conexão me ajudaram a refletir e a ter consciência sobre privilégios e direitos que temos em nossas vidas, e a entender o conceito de diversidade em uma dimensão mais ampla.

Esta experiência profissional foi maximizada quando cheguei na GE e tive contato com os grupos de afinidade, que trabalham o empoderamento e criam um ambiente seguro para que cada um possa desenvolver o seu pleno potencial. Hoje, sou sponsor e aliado do GLBTA, grupo LGBT da empresa, e o mês de junho é um momento muito importante para nós.

“Na GE, diversidade e performance caminham juntas. Nossos funcionários são tão diversos quanto nosso portfolio, e isso é uma vantagem competitiva.” Jeff Immelt, CEO

O Pride Month, além de ser um mês para celebrar quem você é em sua plenitude e todas as conquistas alcançadas pelo movimento LGBT, é o momento de continuarmos a jornada e fortalecermos a luta por direitos iguais, em um cenário tão crítico e preocupante no Brasil. Nós somos o país que mais mata pessoas trans em todo o mundo, e 38% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBT para cargos de chefia (Elancers). Outra pesquisa, da consultoria Santos Caos, revela que mais de 40% dos entrevistados dizem ter sofrido discriminação por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente corporativo. As empresas têm papel estratégico para transformar este cenário, e é nisso que acreditamos na GE.

Desde 2014, somos signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, e nossos mais de 400 aliados no Brasil estão ativamente desenvolvendo ações focadas em recrutamento, desenvolvimento e promoção dos funcionários e da inclusão LGBT na empresa. Sim, aqui os aliados têm papel fundamental no desenvolvimento das ações do grupo e da cultura de inclusão. Como aliado, trabalho para garantir um ambiente de respeito e inclusão. E reforço o apoio ao tema dando visibilidade ao meu engajamento. O retorno para a empresa é direto, ao trazer a riqueza da diversidade para um mundo em constante mudança.

Eu faço parte destas transformações, assim como o meu time e a GE. Faça parte também, levando para sua empresa, fornecedores e clientes estes debates e reflexões sobre diversidade e inclusão LGBT:

  • Como os líderes de minha empresa podem mostrar visibilidade e apoio ao tema?
  • Como trabalhamos para recrutar e capacitar talentos LGBT?
  • Como posso sensibilizar a minha cadeia de valor sobre o tema?

São estas reflexões que o GLBTA traz para a nossa empresa, e queremos compartilhar com vocês esta jornada.

Juntos somos melhores. #WeAreBetterTogether #ProudAtWork

Texto Publicado por Erik Camarano (VP for Communications, Government Affairs & Policy at GE Latin America) em seu Linkedin.

SiteLock

Acessibilidade