#PraCegoVer: os participantes do workshop segurando a bandeira do arco-íris, alguns em pé e outros agachados. Todos estão na sala onde ocorreu o encontro, com paredes bege e há também um telão e um flipchart.

O que é um Grupo de Afinidade? Como implantar? E qual seu papel junto à empresa? Essas foram algumas das perguntas que direcionaram o workshop sobre Grupos de Afinidade promovido pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. O evento aconteceu no dia 06/04 e teve como anfitriã a AccorHotels. Reunimos, no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, 23 representantes de 12 empresas signatárias: AccorHotels, Atento, Avon, Crivelli Advogados, GPA, IBM, JLL, Máquina Cohn & Wolfe, PwC, Salesforce, Shell e Tozzini Freire Advogados.

#PraCegoVer: salão com carpete colorido, paredes bege e marrom, com luminárias. As pessoas estão conversando, comendo e bebendo durante o coffee break.

O tema está descrito no compromisso 5 do Fórum: “estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT+”. Em função disso, diversas questões foram aprofundadas por meio de uma grande roda de conversa, passando por tópicos que abrangem o tema e tirando o melhor da experiência, vivências e do aprendizado das empresas com seus grupos de afinidade.

Assim como deve acontecer com esses grupos no ambiente empresarial, o evento proporcionou um espaço de debate para se entender como são estabelecidos os diferentes tipos de governança quando se trata desse assunto. Alguns dos grupos, por exemplo, estão sob a tutela de um programa de diversidade. Outros, entretanto, são formados por voluntários que possuem um sponsor na empresa que dá o suporte ao grupo. Tem também aqueles que estão articulados, por meio de um Comitê, com outros grupos de gênero/mulheres, pessoas com deficiência e/ou raça. Enfim, as estruturas são diversas e possuem pontos positivos e outros que podem ser aperfeiçoados.

#PraCegoVer: sala com carpete marrom claro e uma grande mesa onde estão os participantes do workshop, durante o evento.

Esse foi o primeiro encontro sobre o tema e a sugestão é que se forme um grupo de trabalho permanente para discutir o assunto e, assim, criar bases para um material que poderá ajudar o ambiente empresarial a entender, planejar, implementar e dar suporte a Grupos de Afinidade LGBT+.

Além de todo conteúdo rico trazido por todos envolvidos, tivemos também uma acolhida fantástica por parte do hotel. Além do carinho recebido, a equipe preparou uma linda mesa com lanches e doces com as cores da bandeira LGBT. Todos ficaram encantados!

#PraCegoVer: mesa com doces e lanches coloridos e com bandeirinhas do arco-íris. Tem também uma lousa, com a frase “feel welcome, Fórum LGBT #novotel diversidade”

Publicado em: 10/04/2018

SiteLock

Acessibilidade