top of page

Carta aberta de apoio à diversidade, ao respeito e à inclusão de pessoas LGBTQI+ no trabalho

Atualizado: 22 de ago. de 2022


Divulgação: Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


PROPÓSITO E VISÃO


As eleições gerais brasileiras estão programadas para ocorrer em 2 de outubro de 2022.

Esta Carta representa uma coalizão de empresas que valorizam a diversidade, o respeito e a inclusão de pessoas LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo e outras pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero marginalizadas) nos locais de trabalho brasileiros. A carta convoca os candidatos às eleições presidenciais de 2022 no Brasil a reconhecer a importância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas no mundo do trabalho, incluindo as pessoas LGBTQI+.


Empresas do mundo inteiro, especialmente no Brasil, estão adotando mais iniciativas para promover a diversidade e a inclusão em seus ambientes de trabalho. Num ritmo que cresce rapidamente em comparação aos últimos anos, muitas empresas líderes de mercado têm demonstrado publicamente apoio à inclusão de pessoas LGBTQI+. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, existe uma forte correlação positiva entre a inclusão LGBTQI+ e a resiliência econômica.


Vislumbramos uma eleição geral em que as pessoas LGBTQI+ sejam tratadas como cidadãs iguais, tendo suas identidades e seus direitos respeitados e valorizados nas plataformas de candidaturas e propostas políticas, assim como são respeitados e valorizados nos ambientes de trabalho brasileiros.


HISTÓRIA: DECLARAÇÃO DE APOIO DE 2018


A primeira Declaração de apoio foi assinada em 2018 por corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 110.000 pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a diversidade e a inclusão de todas as pessoas no ambiente de trabalho, inclusive das pessoas LGBTQI+.


Alguns exemplos de cobertura da mídia de 2018 estão aqui:


UOL


NOSSA ABORDAGEM


A carta não se destina a nenhum candidato presidencial ou partido político específicos.

O objetivo é incentivar quem quer que se candidate, a reconhecer a importância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas no local de trabalho, incluindo as pessoas LGBTQI+, conforme os valores da empresa.


A carta afirma o valor e o comprometimento das empresas de criar ambientes de trabalho em que as pessoas sintam acolhimento, pertencimento e prosperem — o que é bom não apenas para os negócios, mas também para a sociedade. À luz das eleições de 2022, que serão assistidas pelo mundo inteiro, inclusive por empresas que avaliam se devem ou não investir e fazer negócios no Brasil, esses valores devem ser igualmente respeitados.


À luz das eleições de 2022, que serão assistidas pelo mundo inteiro, inclusive por empresas que avaliam se devem ou não investir e fazer negócios no Brasil, esses valores devem ser igualmente respeitados.


PROPOSTA DE CRONOGRAMA E PLANO DE MÍDIA


O objetivo é anunciar publicamente a iniciativa no final de junho, durante o mês do Orgulho LGBTQI+. Em setembro, a carta será divulgada com assinaturas durante as semanas anteriores às eleições gerais.


No momento, estamos elaborando uma estratégia de comunicação multicanais. As opções consideradas atualmente são: uma nota de imprensa, um combinado exclusivo para um dos principais meios de comunicação brasileiros e uma campanha coordenada nas redes sociais.


COMO ASSINAR: CARTA DE APOIO DE 2022


SOBRE OS ORGANIZADORES


FÓRUM DE EMPRESAS E DIREITOS LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+.

O propósito do Fórum é contribuir para que as empresas e todo o ambiente de negócios coloquem em prática para as pessoas LGBTI+ o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

O Fórum realiza atividades cotidianas envolvendo as empresas signatárias e organizações aliadas e parceiras para aprimorar práticas de gestão, erradicar a LGBTI+fobia e fortalecer o movimento.


Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: www.forumempresaslgbt.com


INSTITUTO MAIS DIVERSIDADE

O Instituto Mais Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover o trabalho digno e a geração de renda para todas as pessoas LGBTI+. Os projetos sob nossa responsabilidade visam gerar oportunidades profissionais para a comunidade LGBTI+ em todo o Brasil. Somos o braço social da Mais Diversidade Consultoria, que apoia empresas privadas em questões de diversidade, equidade e cultura inclusiva. Mais informações: www.institutomaisdiversidade.com.br


OUT & EQUAL WORKPLACE ADVOCATES

Out & Equal é uma organização global pioneira que trabalha em prol da inclusão de pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho. Utilizando recursos avançados, programação global, parcerias com empresas do índice Fortune 500 e a conferência anual Workplace Summit, a Out & Equal ajuda pessoas LGBTQI+ a prosperar no ambiente de trabalho e dá suporte às organizações que desejam criar culturas de pertencimento para todos, todas e todes. Mais informações: www.outandequal.org


Faça o download da Carta aberta de apoio à diversidade, ao respeito e à inclusão de pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho:

Carta Aberta_Port
.pdf
Download PDF • 48KB


1.590 visualizações0 comentário
bottom of page