Manifesto do Fórum de Empresas e Direitos LGBT


Somos pessoas engajadas no respeito aos direitos humanos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis e transexuais (LGBT). Isto significa que acreditamos na importância de se promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas, considerando sua orientação sexual e identidade de gênero. Significa também que rejeitamos práticas de discriminação e suas implicações na vida das pessoas, para os negócios e para a sociedade.

Reunimos esforços para que os 10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT se tornem realidade e possam trazer benefícios para toda a sociedade.

São eles:

  1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção dos direitos LGBT.
  2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT.
  3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT.
  4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT.
  5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT.
  6. Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing.
  7. Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
  8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT.
  9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor.
  10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.

Acreditamos que a promoção dos direitos humanos LGBT deve estar presente na relação das empresas com todos os stakeholders, em toda e qualquer atividade que realizem no cumprimento de seu propósito. Acreditamos também em alianças e parcerias entre diferentes setores da sociedade que possam fortalecer essa causa e as práticas de promoção dos direitos humanos na sociedade.

Lideramos e trabalhamos em empresas e/ou com empresas que interagem neste tempo desafiador que também poderá ser reconhecido como um novo tempo para as pessoas LGBT. Que sejamos aqueles e aquelas que construíram um século XXI de respeito e de grande esperança a todas as pessoas LGBT, pessoas efetivamente nascidas livres e iguais em dignidade e direitos.

Entendemos que essa construção de um novo tempo exige sermos cada vez mais justos e éticos, por isso mesmo, criativos e inovadores na busca de soluções concretas considerando a orientação sexual e a identidade de gênero em práticas respeitosas e inclusivas.

Acreditamos no valor da diversidade e dialogamos com todos os demais temas que possam tornar nossas ações mais efetivas. Dentro da população LGBT, reconhecemos que a somatória de situações de vulnerabilidade e desvantagem atinge, sobretudo, os mais jovens, os mais velhos, as mulheres, travestis, transexuais, os negros, as pessoas com deficiência, as pessoas mais pobres, entre outros temas, situações e aspectos que devemos considerar em tudo que realizamos. Dedicamos atenção especial ao tema do HIV/Aids, seu impacto na população LGBT e a liderança positiva que está comunidade pode ter no mundo.

Acreditamos que o respeito e a promoção dos direitos LGBT nos torna pessoas melhores num mundo melhor e, por isso, expressamos nosso apoio ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT e seus 10 Compromissos.

Se você apoia nosso manifesto assine abaixo:

SiteLock

Acessibilidade