
O Fórum
Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Espera-se que cada empresa busque cumprir com os Compromissos no relacionamento com seus diferentes stakeholders e que juntas as empresas possam influenciar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.
Nosso propósito:
Articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBT+ no ambiente empresarial e na sociedade.
Nossos objetivos:
-
Aprimorar práticas de gestão empresarial e gerar efetiva adição de valor para nossas marcas e para a sociedade.
-
Combater a LGBTI+ fobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.
-
Atuar de forma conjunta, articulados no Fórum, para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.
Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho.
O papel do Fórum está diretamente relacionado à missão de nossas empresas.
O Fórum está vinculado, antes de tudo, com a identidade da empresa (missão, visão e valores), inspirada, em geral, nos valores universais de direitos humanos.
Explora uma agenda de inovação, de adição de valor com oportunidades de negócios éticos, gestão socialmente responsável e que contribui para o desenvolvimento sustentável.
Expressa o compromisso das empresas com a construção de patamares cada vez mais elevados de respeito aos direitos humanos, pois em conjunto com o Fórum, assume um papel influenciador do meio empresarial e de toda a sociedade.
Para orientar as ações de suas diferentes instâncias o fórum possui um regimento interno composto por: Comitê de Empresas, Comitê Gestor, Conselho Consultivo, Comitês Temáticos, Secretaria Executiva. Há também o Comitê de Presidentes e o Comitê de Executivos de RH, entre outros, instâncias que promovem a interação de diferentes áreas das empresas com o tema.
Conselho Consultivo

Franklin Feder
Foi Presidente da Alcoa America Latina & Caribe. Atualmente é membro dos conselhos do Instituto Ethos, WRI/Brasil, Sitawi e dois grupos empresariais.

Sérgio Bartczak
Foi executivo da Indústria Farmacêutica, tendo trabalhado por mais de 20 anos na Janssen. Liderou a organização médica no Brasil, America Latina e Ásia. Atualmente, desenvolve atividades ligadas ao terceiro setor.

Wagner Brunini
Foi executivo de gestão de pessoas da BASF para a América Latina, membro da ABRH em diversas gestões.

Eliane Ranieri
Foi executiva da IBM com mais de trinta anos de empresa. Exercia a função de HR Manager para D&I para a América Latina. Em suas atividades, contribuiu imensamente para que o país realizasse avanços significativos no tema D&I, sobretudo na questão da pessoa com deficiência.

Theo van der Loo
Ex-presidente da Bayer Brasil (2011 – 2018), Managing Partner Nevele Consulting, Advosory Board da Centroflora Group. Um dos melhores CEOS pela FORBES 2017 por liderar ações de diversidade e inclusão na Bayer.

Margareth Goldenberg
Gestora Executiva do Movimento Mulher 360. Sócia Diretora da Goldenberg Consultoria.
Foi diretora executiva por 15 anos do Instituto Ayrton Senna e consultora de responsabilidade social da agência Repense.
Comitê Gestor

Dri Ferreira
Líder de Diversidade & Inclusão da IBM América Latina.

Thays Toyofuku
Gerente de Diversidade e Inclusão JLL.

Aline Cintra
Líder de Recursos Humanos na América Latina Bayer.
Secretaria Executiva

Txai Consultoria e Educação
Secretaria Executiva

Reinaldo Bulgarelli
Secretário Executivo do Fórum

Raphael Pagotto
Secretário Executivo Adjunto do Fórum