top of page
orgulho lgbti+ (Portfólio online)2_edited.jpg
2216490b-3c22-49d8-81a2-4ba51ab93858.webp

Quem é Ethos? 

 

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, fundado em 1998 por empresários e executivos, é uma organização sem fins lucrativos que visa mobilizar e sensibilizar empresas para uma gestão socialmente responsável.

 

Atuando como um centro de conhecimento e troca de experiências, o Ethos desenvolve ferramentas para ajudar as empresas a analisarem suas práticas de gestão, fortalecendo seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, e transformando-as em parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 

 

Plataforma de indicadores Ethos

Desde o início de nossa existência, entendemos a promoção da diversidade e inclusão como estratégia indissociável da conduta empresarial responsável. Por meio dela, as empresas contribuem para a redução das desigualdades e proporcionam dignidade e respeito aos diferentes grupos sociais, incluindo pessoas LGBTI+.

A plataforma de indicadores Ethos tem sido uma ferramenta de referência que ter por finalidade ajudar sua empresa a traduzir a experiência adquirida com sua aplicação, conferindo-lhe utilidade e convergência com diferentes iniciativas disponíveis no mercado, para que a sustentabilidade se integre efetivamente nos negócios.

A parceria entre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Instituto Ethos

Ao observar o cenário de violações dos direitos da população LGBTI+ e as dificuldades de direcionamento de políticas públicas e iniciativas privadas em relação à proteção e defesa desse público, lançamos juntos, em 2013, o manual O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT, com o objetivo de semear a promoção dos direitos humanos, mais particularmente, dos direitos LGBTI+ no mercado de trabalho, fomentando o debate e estimulando a adoção de ações empresariais direcionadas para esta comunidade.

Com o desenvolvimento dessa parceria e ao combinarmos o sistema de indicadores Ethos com nossos 10 compromissos a partir da elaboração de um Guia Temático, o Fórum amplia a contribuição das empresas signatárias, que ousaram trazer o tema dos direitos LGBTI+ para o centro das conversas e práticas da gestão empresarial.

Por que utilizar nosso Guia Temático com indicadores próprios?

Com o Guia Temático para a Promoção dos Direitos LGBTI+, adicionamos a esse conjunto de publicações disponíveis na Plataforma de Indicadores Ethos, uma importante referência para as empresas, a fim de que o compromisso pela diversidade seja ampliado e consolidado por meio de orientações objetivas para criar ou aprimorar seu plano de ação.

Ao utilizá-los, por meio de um autodiagnóstico, sua empresa terá um aprofundamento temático, diagnóstico do nível de maturidade, análises comparativas e outras funcionalidades que facilitarão o planejamento e gestão de metas para avançar na gestão da temática LGBTI+. 

 

A ferramenta é gratuita, onde Empresas Signatárias ou não signatárias (e de diferentes portes) têm acesso a uma ferramenta que enriquece suas práticas de diversidade e inclusão, em consonância com o conceito Environmental, Social and Governance (ESG) – a agenda dos negócios sustentáveis e da normativa internacional de direitos humanos.

Privacidade e sigilo:

O Fórum e o Instituto Ethos mantêm sigilo e confidencialidade sobre o desempenho individual das empresas que respondem aos Indicadores Ethos. A divulgação pública das empresas ocorre apenas com autorização prévia por parte delas. 

 

Prazos de preenchimento:

Os ciclos de preenchimento são anuais, o deste ano já se iniciou e tem como prazo final 26 de setembro de 2024. 

Cadastre-se para acessar o questionário. https://indicadoresethos.ethos.org.br/ 

 

Materiais de Consulta:

Suporte aos Indicadores Ethos - Fórum LGBTI+ (webinar)

Acesso ao Guia temático, metodologia do Questionários e Orientações sobre nossos indicadores LGBTI+

Manual sobre o acesso e preenchimento na plataforma de Indicadores

FAQ para questões gerais

Apoio e aplicação

 

Outros tipos de suporte:

 

Em caso de necessidades específicas, o Instituto Ethos disponibiliza, quinzenalmente, às segundas feiras, plantões de dúvidas mostrando toda a plataforma ao vivo, inscreva-se aqui: https://www.ethos.org.br/cedoc/nucleo-de-atendimento-plantao-de-duvidas-indicadores-ethos-19/ 

 

Este ano os plantões irão ocorrer nas seguintes datas:

15/07 - inscreva-se!​

Acesse as agendas de julho

29/07; 12/08; 26/08; 09/09; 23/09; 07/10; 21/10. 

 

Atendimento pessoal, entre em contato com:

 

[email protected] e [email protected] 

bottom of page