O FÓRUM


Criado em março de 2013, o Fórum é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática.

Nosso propósito
Articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBT.

 

Nossos objetivos

  • Aprimorar práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders.
  • Combater a homo-lesbo-transfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.
  • Influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.

Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho.

O papel do Fórum está diretamente relacionado à missão de nossas empresas

O Fórum está vinculado, antes de tudo, com a identidade da empresa (missão, visão e valores), inspirada, em geral, nos valores universais de direitos humanos.

Explora uma agenda de inovação, de adição de valor com oportunidades de negócios éticos, gestão socialmente responsável e que contribui para o desenvolvimento sustentável.

Expressa o compromisso das empresas com a construção de patamares cada vez mais elevados de respeito aos direitos humanos, pois em conjunto com o Fórum, assume um papel influenciador do meio empresarial e de toda a sociedade.

Para orientar as ações de suas diferentes instâncias o fórum possui um regimento interno composto por: Comitê de Empresas, Comitê Gestor, Conselho Consultivo, Comitês Temáticos, Secretaria Executiva. Há também o Comitê de Presidentes e o Comitê de Executivos de RH, entre outros, instâncias que promovem a interação de diferentes áreas das empresas com o tema.

Conselho Consultivo:

Franklin Feder
Foi Presidente da Alcoa America Latina & Caribe. Atualmente é membro dos conselhos do Instituto Ethos, WRI/Brasil, Sitawi e dois grupos empresariais.

 

Sérgio Bartczak
Foi executivo da Indústria Farmacêutica, tendo trabalhado por mais de 20 anos na Janssen nas áreas de pesquisa e assuntos médicos. Liderou a organização médica no Brasil, America Latina e Ásia. Atualmente, desenvolve atividades ligadas ao terceiro setor.

 

Wagner Brunini
Foi executivo de gestão de pessoas da BASF para a América Latina, membro da ABRH em diversas gestões.

 

Eliane Ranieri
Foi executiva da IBM com mais de trinta anos de empresa. Exercia, até junho de 2017, a função de HR Manager para D&I para a América Latina. Em suas atividades, contribuiu imensamente para que o país realizasse avanços significativos no tema D&I, sobretudo na questão da pessoa com deficiência.

Comitê Gestor:

Dri Ferreira
Líder de Diversidade & Inclusão da IBM América Latina

 

Thays Toyofuku 
Gerente de Diversidade e Inclusão
JLL

 

Aline Cintra
Líder de Recursos Humanos na América Latina
Monsanto

 

Rafhael Romero Bentos
Advogado Tributarista
Mattos Filho

Secretaria Executiva:

Txai Consultoria e Educação
Secretaria Executiva

 

Reinaldo Bulgarelli
Secretário Executivo do Fórum

 

JP Polo
Membro da Secretaria Executiva do Fórum

 

SiteLock

Acessibilidade