top of page

Como Diversidade & Inclusão potencializam a inovação?

Atualizado: 14 de set. de 2021

*Artigo de Christiane Sauerbronn cedido ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Não refletem, necessariamente, opiniões, visões, análises e propostas do Fórum.

Divulgação: Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Diversidade & Inclusão são princípios essenciais para se compreender a sociedade e os ambientes sob a ótica da amplitude de representatividade (diversidade) e da forma como essas diferentes formas de ser, agir e pensar fazem parte do todo e da cultura organizacional ou da sociedade (inclusão).


Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar’...

Verna Myers


Complementaria, essa famosa frase atribuída à Verna Myers, hoje VP de Estratégias de Inclusão da Netflix, dizendo que, precisamos somar a essa dupla, a equidade, pois se diversificamos e incluímos sem dar oportunidades de corrigir os desníveis daqueles que não tiveram oportunidade, seja por meio de mentorias, cursos, formação e incentivos, dificilmente conseguiremos, de fato, corrigir as diferenças de oportunidades.

Nem sempre, as instituições têm recursos dedicados ou expertise para corrigir esses desníveis, mas existem diversas parcerias que fazem esse trabalho. Algumas medidas simples como a forma de recrutar talentos, a linguagem usada nas comunicações e até nos requisitos exigidos, podem ampliar bastante o alcance das oportunidades e, consequentemente, as chances de uma pessoa aproveitá-las. Um exemplo interessante e recente foi a campanha da empresa P&G incentivando candidatos e times de Recursos Humanos a usarem #Pride como skill em seus perfis do LinkedIn e nas suas buscas, respectivamente, para facilitar o encontro desses resultados (match).


Representatividade inspira e estimula a inovação

Temos historicamente, representação minorizada de mulheres, negros, PcDs, pessoas LGBT+, pessoas com 50+, imigrantes, refugiados em posições abertas e em cargos de liderança no mercado de trabalho. Melhorar a representatividade, além de aumentar a chance de outros talentos que se identifiquem com esses perfis se reconhecerem e se inspirarem, amplia a variedade de ideias, experiências e formas de pensar agregando valor e criatividade.


Em tempos em que a inovação é urgente, muitos dos princípios básicos da experimentação, da criatividade e da mudança só têm a ganhar com a inclusão de diferentes perspectivas de pessoas que experimentam realidades distintas. Dar oportunidade a essas pessoas não limita, mas amplia a percepção de mundo, melhora os processos criativos, expande a forma de educar e a visão de mundo. São enormes os ganhos com a diversidade e a inclusão e a equidade aumenta ainda mais esse potencial.

O tema não é novo, mas tem sido muito abordado nos últimos tempos. É preciso pensar diversidade como um valor, intrínseco à sociedade e à empresa. Abrir-se à escuta do outro, considerando as possibilidades de aprendizado cultural com a abertura para diversas formas de cultura, de arte, de tradição, de culinária, de olhares, de fotografias, de ensino, de linguagem é muito enriquecedor. Não há como não ser entusiasta da diversidade. Pessoas, empresas e a sociedade em geral têm muito a crescer com ela.


Como as empresas podem ajudar?

Se você ou sua empresa ainda não sabem por onde começar, comecem observando quem já faz. Estejam abertos a aprender, somar, fazer junto. Existem redes – como o Fórum das Empresas e Direitos LGBTI+, ONU Mulheres, Aliança Jurídica para Equidade Racial, Rede Mulher Empreendedora e muitos outros - que unem aqueles que estão dispostos a fazer a diferença. E, em Diversidade, Equidade & Inclusão agir junto amplia as chances de impacto e de realmente fazer a diferença.


Christiane Sauerbronn

Membro do GT de Marketing e Negócios e do GO de Impacto Social do Fórum das Empresas e Direitos LGBTI+

Coordenadora de Marketing e membro fundador dos Comitês de D&I e de Responsabilidade Social do Veirano Advogados







Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Nosso propósito é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900

Stefane Braga | stefane.braga@maquinacw.com

Renata Asprino | renata.asprino@maquinacw.com

585 visualizações0 comentário
bottom of page