top of page

A necessidade de ir além da diversidade e implantar a inclusão no ambiente de trabalho



A diversidade e inclusão dentro das empresas não deve ficar atrelada à legislação a ser cumprida, apenas como uma obrigação. No Roda da Diversidade LGBTI+, dia 25 de agosto 2020, na sala Empoderamento, durante o painel de Gente e Diversidade LGBTI+, discutimos o sentido aplicado dessa ação.

Com uma média de 20 milhões de pessoas no Brasil, a comunidade LGBT corresponde a aproximadamente 10% da população nacional, segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Ainda assim, cerca de 40% relatam já ter sofrido discriminação no trabalho simplesmente por serem LGBT. Os dados são da Pesquisa Demitindo Preconceitos (Consultoria Santo Caos, 2015).

“Falar em diversidade sem que essa seja inclusa ao negócio, não tem resultado (...) sem a inclusão você não avança.” Comentou, Claudia Pholmann, diretora e responsável pelo Recursos Humanos da empresa Corteva.

Uma das razões pelas quais esse preconceito ainda é predominante no ambiente de trabalho é a questão da não inclusão de pessoas LGBTI+ nesse local. A não reeducação dos colaboradores e cooperação do negócio, é uma das causas da grande opressão dentro do ambiente corporativo e isso leva muitas vezes a evasão ou abandono do emprego.

“A empresa que se dispõe (a diversidade) ela se prepara e, acima de tudo, ela põe em prática. As lideranças devem olhar o indivíduo. Direitos são iguais, mas existem coisas individuais que devemos respeitar.” Disse, Eliane Ranieri, consultora da Talento Incluir e membro do Conselho Constitutivo do Fórum LGBT.

Para que seja erradicado esse tipo de comportamento é necessário que o negócio enxergue além da diversidade. É imprescindível que seja promovido um ambiente saudável e inclusivo para todos, respeitando o espaço cultural, o gênero e a orientação sexual de qualquer indivíduo.

“O ambiente inclusivo, traz uma imagem de confiança, se torna um ambiente acolhedor. A empresa inclusiva, traz bem-estar para seus funcionários e abre espaço para um grande crescimento.” Completou Eliane.

Assista ao Roda da Diversidade: linktr.ee/ForumLGBTI

Fontes:

264 visualizações0 comentário
bottom of page