top of page

A transvivência escolar e a importância do suporte social para um ambiente estudantil saudável


No dia 25 de agosto, realizamos o Roda da Diversidade LGBTI+, o painel Empoderamento discutiu sobre transvivências para dentro e além do muro. As grandes preocupações para inclusão e diversidade, vão além do mercado de trabalho, elas começam desde o período educacional.

Segundo um estudo da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – em 2019, 82% da população transsexual do Brasil sofreu com evasão escolar. Sem apoio dos professores e familiares, jovens trans saem da escola antes mesmo de completarem o ensino médio.

“A taxa de evasão escolar de pessoas trans é de mais de 40% (..) Eu terminei os estudos porque, eu tive pessoas e professores que me influenciaram (...) Só consegui superar os desafios com muito suporte e empoderamento de amigos e familiares”, comentou Ian Nogueira, durante o painel. Hoje, ele é funcionário da empresa Atento e estuda economia na USP – Universidade de São Paulo.

Um dos principais motivos da evasão, é a violência e falta de inclusão, sem supervisão devida no ambiente de estudo o bullying é recorrente, além disso, não existe um lugar seguro e saudável para convivência, como banheiros inclusivos e respeito aos nomes sociais. “Falar sobre ambiente escolar é um pouco mais difícil, muitas escolas ainda têm um pensamento conservador e seguem os pais que muitas vezes pagam mensalidade”, disse Maitê Schneider - fundadora da TransEmpregos, que faz a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho e tem o maior banco de dados de profissionais transgêneros. Também auxilia empresas com a inclusão da comunidade.

Para avançar no tema, é preciso ir muito além do ensino sobre diversidade. É necessário promover um ambiente inclusivo para que a comunidade trans possa estudar sem deixar parte de si em casa.

“Nosso trabalho é de formiguinha, porém várias formiguinhas juntas formam um formigueiro. E ninguém está disposto a pisar em um formigueiro (...) o futuro é coletivo” disse, Ian.

Com apoio do ciclo social e conscientização da escola é possível construir um ambiente amigável para todos e todas.

Quer rever esse e outros painéis? É só acessar: https://linktr.ee/ForumLGBTI

Fontes:

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page