top of page

BASF e Fórum LGBTI+ falam sobre importância de grupos de afinidade nas empresas no Projeto 101010

Atualizado: 19 de jul. de 2022

Iniciativa reúne líderes para comentar a respeito dos 10 Compromissos das companhias para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTI+


Manfredo Rübens, presidente da BASF para América do Sul, fala sobre Compromisso 5 do Fórum LGBTI+ | Divulgação: BASF


Os grupos de afinidade têm um impacto positivo nas empresas, pois ajudam a potencializar o senso de pertencimento entre os colaboradores. Isso porque, são formados por pessoas com interesses em comum e transcorrem sobre questões e iniciativas relacionadas às mulheres, pessoas LGBTI+, raça e etnia, geracionais, entre outros. Com a finalidade de explicar sobre como esses grupos ajudam a promover a mudança da cultura empresarial, a BASF e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizam o quinto web talk do Projeto 101010 – 2ª Edição. A transmissão, via canal do YouTube, acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, confira através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yWTOlYjV5rI


Com participação Manfredo Rübens, presidente da BASF para América do Sul, uma das maiores empresas químicas do mundo, o evento terá como foco o Compromisso 5 do Fórum, que destaca sobre como estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade nas companhias. “Valorizar e promover a inclusão faz parte da estratégia da BASF e está ligada na forma que nos conectamos com todos os nossos públicos. Fazemos parte do grupo de empresas fundadoras do Fórum desde outubro de 2013 e somos voz ativa de todas as iniciativas”, afirma Rübens.


Nascido em Buenos Aires, Argentina, Manfredo Rübens é formado em Administração de Empresas (Diplom-Kaufmann) na Universidade de Mannheim, Alemanha. Ingressou na BASF em Ludwigshafen, Alemanha, em 1991. Ao longo de mais de 30 anos de companhia, Rübens ocupou diferentes posições, entre elas, a de vice-presidente executivo e CFO das plataformas de serviços da América do Norte nos EUA, Canadá, México, Caribe e América Central.


Desde 2018, é presidente da BASF para a América do Sul com a liderança “Temos o compromisso de todos os dias aprimorar nossos comportamentos, políticas e práticas de gestão como maneira de contribuir para a eliminação da discriminação de pessoas LGBTI+ na sociedade. Fazemos isso por meio do nosso grupo de diversidade sexual, o BYOU, que conta com o suporte dos integrantes do Comitê Executivo na América do Sul. Aprendo constantemente com as interações com o BYOU. Através deste grupo, valorizamos as vozes das pessoas das comunidades. Assim, continuamos nossa jornada na construção de um ambiente mais seguro, para que as pessoas se sintam confortáveis para serem quem são”, assegura Manfredo.

O que é o Compromisso 5?

O Compromisso 5 - Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+., discorre sobre como gestores e equipes podem ampliar o diagnóstico da situação LGBTI+, aprender sobre o tema e propor soluções que sejam de interesse de todos no relacionamento da empresa com seus diferentes stakeholders por meio do grupo de afinidade. Além disso, explica sobre a importância de criar e formalizar a atuação desses grupos no sistema de governança a fim de garantir que os diagnósticos, proposições e planos de ação relacionados às pessoas LGBTI+ sejam considerados institucionalmente.


Também destaca que, por meio desses grupos, é possível estabelecer um sistema de diálogo e de escuta das demandas, reclamações e proposições dos colaboradores que não estejam na matriz, o que ajuda a prevenir e/ou resolver possíveis problemas em relação à temática LGBTI+ na companhia e no relacionamento com diferentes elos da cadeia de valor, como colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros.


O Projeto 101010

Desenvolvido pelo Fórum em março de 2021, o Projeto 101010 contou com a participação de líderes de diferentes empresas para debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto em pessoas LGBTI+. A iniciativa, que é fundamentada nos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, volta para uma segunda edição em 2022, repetindo a mesma fórmula.


A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional, totalizando dez companhias, falará sobre um dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” com a finalidade de contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade. O primeiro web talk ocorreu em março deste ano e o projeto se estenderá até dezembro de 2022.


Para conferir o quarto web talk do Projeto 101010 acesse: https://youtu.be/yWTOlYjV5rI

Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900




259 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page