top of page

Instituto +Diversidade, HRC e Fórum LGBTI+ lançam Índice de Equidade no Brasil em 2022

Atualizado: 15 de jun. de 2022

No Mês do Orgulho LGBTI+, programa HRC Equidade BR certifica 38 empresas como melhores lugares para essa população trabalhar; resultado mostra concentração entre grandes companhias com sede no estado de SP

Divulgação: Mais Diversidade


A Human Rights Campaing (HRC), em parceria ao Instituto Mais Diversidade e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, têm o orgulho de apresentar o resultado da primeira edição da pesquisa de Melhores Lugares para pessoas LGBTI+ Trabalharem no Brasil. Desde 2002, a HRC aplica o Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar (CEI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e, em 2016, expandiu sua atuação global para apoiar a inclusão de pessoas LGBTI+ na América Latina. Seguindo o modelo CEI de sucesso, a HRC lançou, em 2016, o Equidad MX no México e, em 2018, Equidad CL no Chile. E, pela primeira vez, a pesquisa foi aplicada no Brasil, no período entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.


O Índice de Igualdade de Melhores Lugares para pessoas LGBTI+ Trabalharem é a primeira e mais abrangente avaliação de políticas, práticas e benefícios relacionados à inclusão dessas pessoas em grandes corporações e negócios. Sendo um ótimo instrumento para conhecer o nível de progresso das organizações em relação à inclusão de pessoas LGBTI+, de diversidade sexual e de gênero nos seus diferentes ambientes de trabalho, além de reconhecer as empresas por seus esforços na criação de uma cultura corporativa inclusiva.


“Trazer o índice para o Brasil é uma conquista importante. Sonhávamos com isso há um tempo e, finalmente, foi possível concretizá-lo”, afirmou Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, durante o evento. “Esta pesquisa é a mais avançada no mundo no sentido de olhar mundo corporativo e medir adequadamente (como estão as ações) e até mesmo indicar o que as empresas podem e/ou devem fazer em prol das pessoas LGBTI+”, complementou.


O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (9), na 8ª Edição da Feira DiverSA, em São Paulo, que trouxe como tema ''Formas de expressão e potência profissional''. O encontro contou com a presença especial de Keisha Williams, Diretora do Programa de Igualdade no Trabalho, Human Rights Campaign Foundation; Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e foi mediado por João Torres, Presidente Executivo da Mais Diversidade, além de outras participações no painel. Confira o evento completo na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=9gsgoAhfIMo&t=4064s


Divulgação: Mais Diversidade


De acordo com Bulgarelli, o índice também contribui para gerar o sentimento de pertencimento entre os profissionais nas empresas independentemente de seu sexo biológico, identidade de gênero ou orientação sexual. “Hoje, no Fórum, temos os 10 Compromissos que são indicativos de ação e de profundidade (que norteiam as atividades das empresas), mas sempre buscamos firmar parcerias com organizações que ajudem a trazer reconhecimentos gerais sobre diversidade e inclusão para as empresas. Contudo, a parceria com a Humans Rights Campaign é um avanço incrível e que deve ser celebrado”, descreveu.

Divulgação: Mais Diversidade


O Fundador e CEO da Mais Diversidade, Ricardo Sales, reconhece que há um desafio pela frente e lembra que “cerca de 90% da população” trabalha em pequenas e médias empresas, incluindo as familiares. “Como alcançar mais empresas?”, disse. Para ele, a resposta está na ação das grandes companhias em relação a sua cadeia de valor. Já para Keisha Williams, diretora do Programa de Igualdade no Trabalho, Human Rights Campaign Foundation, o compromisso com a diversidade e inclusão no Brasil foi evidenciado pelas 60 participantes e pelas 38 empresas que conquistaram as melhores pontuações no primeiro ano do programa HRC Equidade BR.


O presente relatório visa apresentar os resultados obtidos na primeira edição desta pesquisa, bem como auxiliar todas as empresas que não alcançaram a nota 100 nesta primeira edição ou empresas que pretendem participar na próxima edição. Para visualizar as melhores práticas para inclusão das pessoas LGBTI+ consideradas neste Índice, faça o download e confira o relatório completo:




HRC Equidad Brazil 2022 061422
.pdf
Download PDF • 1.81MB


Confira a matéria do Valor relacionada ao tema:





1.015 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page