top of page

BOAS PRÁTICAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES SOBRE EMPRESAS E DIREITOS HUMANOS

A ONU Direitos Humanos e a Rede Brasil do Pacto Global lançaram uma publicação sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe.

Fonte e Divulgação: Nações Unidas Brasil


Elaborado a partir de consultas com diversas companhias do setor privado, o documento reúne casos que ilustram como as empresas implementaram as diretrizes propostas pela ONU na última década.


A publicação ocorre no marco dos 10 anos da adoção dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.


Elaine Santana, da área de direitos humanos e responsabilidade social da Braskem, outra empresa listada no guia, e signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ falou sobre como a devida diligência pode ser uma oportunidade para avançar a pauta de direitos humanos dentro das empresas: “Quando é feita uma devida diligência, você identifica um potencial risco e traça um plano para poder avançar nas medidas de gerenciamento deste risco, mas você também conquista espaço para trazer os direitos humanos para a pauta da alta liderança da empresa.”

No marco dos 10 anos da adoção dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, a ONU Direitos Humanos e a Rede Brasil do Pacto Global lançaram, no dia 5 de outubro, uma publicação sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe. O documento reúne casos que ilustram como as empresas implementaram as diretrizes propostas pela ONU na última década, especialmente nas questões de engajamento público e devida diligência, destacando também os desafios e lições aprendidas.


Elaborado a partir de consultas com diversas companhias do setor privado, o documento Boas Práticas Empresariais foi lançado em um dos 40 painéis do VI Fórum Regional, que neste ano reuniu virtualmente mais de 200 painelistas, entre lideranças de governos, de empresas e outros atores-chaves, dos dias 4 a 6 de outubro.


Presente no painel, o chefe do escritório regional da ONU Direitos Humanos para América do Sul, Jan Jarab, destacou que “esse trabalho de identificar casos de compromisso público com os direitos humanos e de implementação da devida diligência constitui um esforço de mostrar que as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, podem sim respeitar os direitos humanos e fazer uma diferença positiva na vida das pessoas.”

“Não podemos ficar parados”, declarou Rodrigo Santini, líder de marca, ativismo e inclusão da Ben & Jerry’s, uma das empresas analisadas na publicação. “A sociedade em que vivemos é um grande convite para entrar nessa reflexão. As empresas têm um papel de extrema importância na defesa dos direitos humanos e têm de agir, porque não existe neutralidade na sociedade”, disse.


Para Jan Jarab, a próxima década desafia todos os atores da região a aumentar o ritmo de implementação dos Princípios Orientadores. “Isso é fundamental para alcançar resultados tangíveis para as pessoas e comunidades afetadas e o desenvolvimento sustentável para todos e todas”, concluiu. Confira na íntegra: https://brasil.un.org/pt-br/150976-publicacao-traz-exemplos-de-boas-praticas-de-empresas-e-direitos-humanos


Casa ONU Brasil

Quadra 802, Conjunto C, Lote 17

Setor de Embaixadas Norte

CEP: 70800-400

Brasília, DF, Brasil

+55 (61) 3038-9300


O Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ é uma organização que tem como propósito articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBT+ no ambiente empresarial e na sociedade, aprimorando as práticas de gestão e gerando efetiva adição de valor para marcas e sociedade. Para saber mais, acesse: www.forumempresaslgbt.com/



589 visualizações0 comentário
bottom of page