top of page
  • Fórum LGBTI+

“Cine na Praça”, criado pela Amalgamar, promove ação cultural para o bairro da Luz

Iniciativa tem objetivo de transformar a realidade por meio da arte

A Rede Amalgamar anuncia a 5ª Edição do "Cine na Praça", iniciativa cultural e social que leva o cinema ao ar livre para a região central de São Paulo. A quinta edição do evento acontece no dia 09 de Dezembro, na Praça Júlio Prestes.


Com o tema Vírus do Amor, trazendo a pauta do Dezembro Vermelho, mês de debate e conscientização sobre a luta contra AIDS e o apoio às pessoas que vivem com HIV. Com patrocínio da Spcine e apoio através de emenda parlamentar do vereador Aurélio Nomura, o Cine na Praça é uma iniciativa que busca transformar a realidade por meio da arte e do afeto, inspirando e motivando vidas. Com o intuito de oferecer uma experiência cultural e cinematográfica inclusiva e gratuita. A região da Luz, que sofre com a problemática da Cracolândia, tem passado por um processo de revitalização. Nesse contexto, o "Cine na Praça" desempenha um papel fundamental ao proporcionar entretenimento, lazer e momentos de integração para os moradores locais.


Por meio do cinema, o evento cria um ambiente de resgate da dignidade e de construção de vínculos comunitários. O Cine contará com uma programação que fomenta novos talentos, apresentando o longa-metragem “Carta Para Além dos Muros”, de André Canto. Com presença e bate-papo com o diretor. Vamos contar também com a presença da Unidade Móvel de Saúde, com distribuição de preservativos, lubrificantes e testes rápidos, em parceria com o Instituto Pela Vidda, que gerencia o Centro de Referência à Diversidade Brunna Valin. Além da entrega de kits de higiene, água e marmitas, fruto de doações e parceria com o Projeto Alimento Luz e Amor (PALA).


A Amalgamar convida todos a se unirem nesta iniciativa de transformação social. O "Cine na Praça" é um convite para que todos possam desfrutar da magia do cinema, reforçando a importância da cultura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano.


Agenda:

● Evento: 5ª Ed. Cine na Praça

● Data: 09 de dezembro

● Local: Praça Júlio Prestes, São Paulo

● Horário: A partir das 14 horas

Para mais informações, favor entrar em contato com:

Guilherme Barbosa - Comunicação do evento: gui.barbosa@amalgamar.org

Ivo Hirata- Coordenador do evento: ivo@amalgamar.org


Sobre a Spcine:

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Para mais informações sobre a Spcine, acesse http://spcine.com.br/


Sobre a Amalgamar:

A Amalgamar é uma organização de diversidade e impacto social. Composta por corpos dissidentes, a essência do seu trabalho é criar laços afetivos em prol do coletivo. As ações visam às urgências do agora e a preparação para o futuro, de doação de cestas básicas à criação de núcleos para educação. Sua história começa em 2015, com a experiência na gestão do núcleo de educação popular no bairro da Luz, em São Paulo, oferecendo aulas preparatórias ao ENEM para pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, jovens e adultos. Atualmente, coordenamos o “Aulão”, uma iniciativa de recriar ambientes escolares e recuperar conteúdos das competências do ENEM, com professores voluntários, para uma turma de beneficiárias do programa Transcidadania, além de aulas de inglês e escrita criativa, visando o ingresso dessa população no ensino superior. As aulas ocorrem uma vez por semana, em parceria com a OSC Casarão Brasil e o Centro de Cidadania LGBTI Zona Oeste – Claudia Wonder. Executamos uma ação de retificação de nomes de pessoas trans, em conjunto com a LBCA advogados, com todo o suporte e acompanhamento, a primeira turma contou com 4 pessoas retificadas. Com planejamento para novas turmas e, assim, mais pessoas concretizarem o sonho de ter sua identidade de gênero respeitada e nome retificado. Além disso, a Amalgamar ainda executa consultoria em diversidade e formação institucional junto às empresas, que tem como objetivo a mudança de paradigmas e o acesso à empregabilidade para populações em vulnerabilidade social. Para mais informações, acesse nosso Instagram: @rede.amalgamar



23 visualizações0 comentário
bottom of page