top of page

Presidentes de grandes empresas se reúnem em prol da erradicação da LGBTI+fobia

Atualizado: 25 de jul. de 2023


Realizado pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, evento acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 8h30, em São Paulo


O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizou em 11 de maio, um evento para compartilhar iniciativas e debater ações em prol do combate à LGBTI+fobia. Intitulado “Erradicação da LGBTI+fobia, posturas e práticas das empresas”, o encontro reune alta liderança, representando as mais de 170 empresas com atuação permanente no Fórum. Na ocasião, os executivos vão apresentar suas iniciativas a fim de dizer ‘não à discriminação e sim à diversidade’. A ação aconteceu na sede do Machado Meyer Advogados, empresa signatária do Fórum, situada em São Paulo. Acesse via Linkedin


“Nos últimos anos, notamos importantes avanços em temas relacionados à promoção da inclusão e diversidade em toda a cadeia de valor e eliminar a LGBTI+fobia, mas é um tema que merece muito atenção de toda a sociedade visto que o País ainda é um dos que mais matam pessoas LGBTI+ no mundo”, afirma Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. “Na luta para erradicar a LGBTI+fobia, as empresas têm realizado diversas iniciativas a fim de proporcionar igualdade de oportunidades e um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas. Nossa missão é fortalecer ainda mais esse diálogo para o público interno e externo das organizações”, complementa.


Durante o encontro, que contará com participações de empresas signatárias, acontecerá o lançamento do manual intitulado “Políticas para Banheiros Inclusivos”, que transcorre sobre como mudanças estruturais podem transformar e deixar ambientes mais seguros, saudáveis e acolhedores. Além disso, será lançado o Manifesto do Comitê de Presidentes para a Erradicação da LGBTI+fobia, formulado em 2022, e que se tornará permanente junto ao trabalho desenvolvido pelo Fórum.


“O manifesto transcorre que a erradicação da LGBTI+fobia é uma exigência para termos um ambiente de negócios sustentável. E para isso ser possível, é importante o apoio das empresas em ações realizadas pelas organizações da sociedade civil, na formação educacional para o trabalho, na contratação de profissionais LGBTI+, sobretudo pessoas trans, entre tantas outras possibilidades que as companhias possam colaborar”, avalia Bulgarelli.

Importante salientar que o encontro é regular e cria oportunidades para diálogo e relacionamento entre os presidentes das signatárias. Em 2022, estiveram presentes os executivos da Adyen, Brown-Forman, Corteva, Electrolux, Falconi, Instituto Ethos, JLL, Leo Burnett, Localiza, Machado Meyer, Máquina CW, KR2 Comunicação, PwC, Siemens Healthneers, Stocche Forbes, TozziniFreire Advogados, Veirano Advogados, Daniel Advogados, Cabot Brasil, Pacto pela Igualdade Racial, Aliança Nacional LGBTI+, Pepsico, Sompo Seguros, Pereira Pulici Advogados, Avanade, 3M, AON Brasil, Atento, BASF, Bayer, Cisco, Cogna Educação, Deloitte, Eaton, INTEL, KPMG, Lear, MCM Brand Experience, Metro Rio, NTT Data, P&G, Tauil Chequer Meyer Brown, TE Connectivity. Entre os convidados da edição de 2023 estão executivos da Siemens Healthneers, Dow, Leo Burnett, Ingredion, Sompo Seguros e Atento.


Em 2023, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ completa dez anos de atuação permanente, em prol da promoção dos direitos humanos LGBTI+, no meio corporativo e na sociedade. Ao longo dos anos, o Fórum, que é fundamentado nos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, tem articulado companhias dentro de temas que culminaram e culminam em ações mais efetivas no mercado profissional.

Há dez anos, por exemplo, a LGBTI+fobia ainda era um tema pouco discutido e que enfrentava ausência de leis, normas e orientação. A construção de programas de políticas públicas de garantia de direitos de LGTBTI+, que envolvessem ações em diversas áreas, era algo quase inexistente e uma boa parte das empresas não eram engajadas dentro das temáticas de diversidade em inclusão, principalmente, no que diz respeito à contratação de pessoas trans.


Hoje, por meio da atuação permanente do Fórum e incentivo à construção de uma agenda de trabalho, houve um aprimoramento da gestão das mais de 170 signatárias do Fórum. Assim, além de gerar avanços significativos para a promoção da diversidade e inclusão em diferentes setores, incentivou a chegada de novas empresas, que se uniram com o propósito de apoiar e gerar visibilidade para pessoas LGBTI+.


Vale ressaltar ainda que, ao longo desses dez anos, o Fórum ganhou notoriedade como interlocutor nacional e internacional dentro dos meios de comunicação. Também tem colaborado para a criação de parcerias entre executivos que cooperaram para avanços importantes tanto na agenda interna, de governança e estruturação, como na agenda externa, com maior presença no cenário nacional, eventos abertos e alianças com organizações relevantes do Brasil e do exterior.


Abaixo, leia o texto do manifesto na íntegra:



Manifesto Comitê de Presidentes do Fórum LGBTI+
.pdf
Download PDF • 132KB

Manifesto do Comitê de Presidentes do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ no Dia Mundial de Erradicação da LGBTI+fobia.


Nós, lideranças de empresas signatárias da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+, reafirmamos nosso firme propósito de erradicar a LGBTI+fobia em nossas organizações e em nosso círculo de influência, reconhecendo que é uma expressão de nossa responsabilidade social empresarial, exigência para termos um ambiente de negócios sustentável no presente e no futuro.


Inspirados pelos valores que regem nossas empresas, pela Carta de Adesão ao Fórum e aos seus 10 Compromissos, buscamos aprimorar nossas posturas, políticas e práticas de gestão empresariais como maneira de contribuir para a eliminação da discriminação de pessoas LGBTI+ na sociedade e com os altos índices de violência que causam tanto sofrimento e atraso para o desenvolvimento do país. Maior visibilidade e representatividade de pessoas LGBTI+ em nossas empresas constitui meio importante para a erradicação da discriminação que afeta negativamente a vida dessas pessoas e de toda a sociedade.


Estamos comprometidos com a promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade, promovendo equidade, ambientes e relacionamentos inclusivos, seguros e saudáveis para todas as pessoas, o que incluí a comunidade LGBTI+, suas demandas e esforços para ter seus direitos humanos considerados e garantidos na sociedade. Dessa forma, reforçamos nosso comprometimento como pessoas em posições de liderança empresarial para realizar mudanças sociais e culturais positivas em nosso ambiente de negócios e em nossa sociedade.


Vocês, pessoas LGBTI+, familiares e pessoas aliadas, podem contar com nossos esforços institucionais e nossa articulação permanente no Fórum para que possamos erradicar a discriminação e todas as formas de violência contra pessoas LGBTI+.


Nossos 10 Compromissos da Empresa com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+:

1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoçãodos direitos LGBTI+.

2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.

3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.

4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.

5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.

6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.

7. Promover o respeitoaos direitos LGBTI+no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.

8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.

9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.

10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ nacomunidade.


Comitê de Presidentes do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

*Este manifesto foi divulgado em 17 de maio de 2022. Desde então, é um dos documentos permanentes do Fórum que complementam a Carta de Adesão assinada por presidentes. https://www.forumempresaslgbt.com/

Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa – Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Máquina CW:








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page