top of page

Falta um mês para o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho

Essa é uma data muito relevante e uma boa oportunidade para divulgar o engajamento de sua empresa ou organização nessa importante causa. A data foi designada pelas Nações Unidas para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo.

 

Para inspirar ações nesta data tão especial, seguem alguns exemplos de iniciativas para incluir e dar voz a pessoas refugiadas:

  • Divulgação das ações nas redes sociais e demais canais de comunicação: Neste ano, iremos novamente enviar cards/artes editáveis para que sua empresa ou organização possa incluir seu logotipo, personalizar e postar em redes sociais e demais canais. Também é possível aproveitar o alcance das redes para publicar relatos, vídeos e fotos de funcionários(as) refugiados(as) e as ações que a empresa desenvolve para incluir essa população. Caso tenha podcast, newsletter ou algum outro produto de comunicação, sugira essa pauta para a equipe responsável. 

 

  • Realize rodas de conversa, eventos de conscientização e integração: Preparar um café da manhã ou almoço especial com as comidas típicas de diferentes nacionalidades. Realizar uma roda de conversa para que profissionais refugiados(as) contem sobre sua trajetória na empresa ou para que apresentem elementos de sua cultura e idioma. Essas são algumas ideias de eventos e ações para ressaltar a multiculturalidade e os benefícios da contratação de pessoas refugiadas, além de promover a integração entre as equipes. 

 

  • Engaje outras empresas: Sabe de alguma empresa que tem interesse ou potencial para contratar ou capacitar pessoas refugiadas? Fale sobre o Fórum Empresas com Refugiados e convide para que participem da iniciativa. A equipe do Fórum está disponível para reuniões.

 

  • Promova refugiados empreendedores: Que tal promover uma feira de produtos feitos por empreendedores refugiados? Você também pode contratar esses empreendedores para fornecer produtos ou serviços nesta data. Para encontrar o mais próximo de você, acesse a plataforma Refugiados Empreendedores e use o filtro que desejar.  

 

Para inspirar ainda mais, enviamos abaixo algumas ações desenvolvidas por integrantes do Fórum em 2023. O conteúdo completo está disponível neste boletim.


Tem alguma ação programada? Compartilhe conosco! Podemos apoiar com conteúdos, palestras, orientações e divulgação.

 

Um abraço,

Equipe do Fórum Empresas com Refugiados 

 

Vanessa Tarantini (ela/dela) - tarantin@unhcr.org

Assessora de Soluções Duradouras / Durable Solutions AssociateUnidade de Meios de Vida

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Eu Sempre Soube ...

Atriz Rosane Gofman fará única apresentação de premiado monólogo na cidade de São Paulo, em que aborda o universo das mães de pessoas LGBTQIAPN+. O espetáculo Eu Sempre Soube... protagonizado pela atr

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page