top of page

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ promove evento 100% digital



Foram mais de 10 horas de transmissão ao vivo do Roda da Diversidade LGBTI+ no dia 25 de agosto. Um evento totalmente digital que contou com a participação de diversas empresas e especialistas que abraçaram a iniciativa, reforçando o compromisso com os direitos humanos LGBTI+ para a próxima década. Desafio que proporcionou uma experiência diferente para os envolvidos, conectando pessoas de diversos lugares do Brasil e do exterior, mesmo que à distância.

Com uma programação variada de intervenções culturais, bate-papos de presidentes e depoimentos emocionantes, trouxemos temas como empregabilidade de pessoas trans e travestis, o uso de tecnologias para diversidade e inclusão no cotidiano, o papel das empresas na cadeia de valor, questões de bem-estar físico / mental e o impacto da pandemia, a nova geração LGBTI+ e sua forma de lidar com as adversidades, e as ações apresentadas pelas empresas convidadas em cada painel realizado. Ainda como parte do evento, tivemos intervenções artísticas de Valéria Barcellos, Casa Florescer, Virtuhaus e Potyguara Bardo. Performances que trouxeram o talento LGBTI+ em forma de poesia, dança e música.

Foram cinco salas simultâneas no YouTube, das 10h à 20h: Visibilidade, Relações, Empoderamento, Inclusão e Futuro. Além de abordar os temas destacados anteriormente, cada uma delas impulsionou a troca de conhecimento sobre realidades diversas no Brasil. Com esse alinhamento ao longo do dia, os projetos citados pelos convidados mostraram que ainda é preciso percorrer longo caminho para que o tema ganhe mais visibilidade de forma natural no cotidiano de empresas e estabeleça o nivelamento de informações para todos. Em cada painel havia temas alternados, ao todo foram 13 com a participação de mais de 50 pessoas, dentre líderes, especialistas e representantes da sociedade civil.

“As pessoas que têm formas diferentes de se expressar, seja ela qual for, é muito importante que a gente tenha no mundo da colaboração. Não estamos mais no mundo da competição e sim da colaboração global pós covid-19. Quando a inteligência é compartilhada, todos os fragmentos importam. Desde uma pessoa de uma raça diferente que tem uma etnia diferente, expressões diferentes, sexualidade diferente ou que se expressa de uma maneira completamente diferente, de todo tipo de religião ou crença, inclusive os que não têm e todos colaboram em mundo complexo e ambíguo.” – Carlos Piazza, convidado do painel Futuro.

Ao mesmo tempo, os bate-papos colocaram em evidência algumas conquistas, como programas corporativos de inclusão e diversidade que estimulam a convivência segura e capacitação de pessoas mais vulneráveis, por exemplo: ativações de endomarketing, banheiros inclusivos, crachás sociais, políticas internas e projetos de capacitação. O avanço nesse aspecto mostrou uma palavra-chave que esteve presente em todos os painéis: inovação. No último painel do dia, foram discutidas as tendências de forma mais ampla, lembrando que não há mais como dissociar inovação de diversidade e inclusão em todos os tipos de relações humanas.

Além da transmissão ao vivo, realizamos também o Rainbow Hackathon nos dias 22 e 23 de agosto – uma maratona de desafios para solucionar problemas do mundo real. Foram selecionados 72 participantes que se dividiram em grupos e juntos com seus mentores, trouxeram insights para serem implantados no dia a dia das organizações. Duas equipes foram escolhidas vencedoras e terão suas ideias colocadas em prática com a ajuda do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

Direcionar a prática empresarial socialmente responsável tende a contribuir para o desenvolvimento sócio, político, econômico e cultural da sociedade. Os benefícios também incluem a reputação da marca na relação com todos os stakeholders e a atração de talentos sintonizados com os desafios da atualidade.

Reveja todo o conteúdo: https://linktr.ee/ForumLGBTI.


Sobre o Fórum LGBTI+

Fundada em 2013 é uma organização informal, um movimento empresarial com sistema de governança liderado pelo Comitê de Presidentes de grandes marcas. Unidas pela Carta de Adesão ao Fórum e aos seus 10 Compromissos da Empresa com a promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBTI+, ao longo dos anos tornou-se referência empresarial no tema LGBTI+ no país, interlocutor interno e internacionalmente para expressar a voz das empresas, sua visão, suas práticas e recomendações construídas no diálogo com diferentes setores da sociedade.

Agradecimento aos patrocinadores do evento Roda da Diversidade LGBTI+: Atento Brasil, Avanade, Bain & Company, BASF, Bradesco, Brookfield Energia Renovável, Carrefour, EY, Intel, Itaú, MetrôRio, Microsoft, PwC, Shell, TozziniFreire Advogados. Realização: MCM Brand Experience e Txai Consultoria, apoio: KR2 Comunicação.

69 visualizações0 comentário
bottom of page