top of page

Fórum realiza web talk focado na importância de construir ambiente seguro e respeitoso nas empresas

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realiza web talk focado em como promover ambiente seguro e respeitoso no meio corporativo

Dimitrius Oliveira, presidente da Atento Brasil, falou sobre Compromisso 3 do Fórum | Divulgação: Atento Brasil


Capacitar gestores e equipes no tema da diversidade sexual e de gênero é um passo importante para a efetividade de ações de inclusão e diversidade dentro do meio corporativo e, claro, para que não ocorra distinção de oportunidades por motivos não relacionados ao desempenho do profissional. Focado em orientar as empresas dentro desses temas e, principalmente, compartilhar práticas que têm surtido resultados em outras organizações, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizou o terceiro web talk do Projeto 101010 – 2ª Edição. Com transmissão via canal do YouTube do Fórum, o evento aconteceu nesta quinta-feira (12), às 9h.


Com a participação de Dimitrius Oliveira, presidente da Atento Brasil, empresa líder na América Latina de contact center e signatária do Fórum, o web talk abordou sobre o Compromisso 3 do Fórum, focado na promoção de ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+ no meio corporativo. A conversa foi conduzida por Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum que, em diversos pontos do encontro, destacou a importância dos 10 Compromissos do Fórum para nortear ações em prol da diversidade e inclusão e erradicação da LGBTI+fobia.


Durante o encontro, Oliveira explicou sobre como o Compromisso norteia o Programa DNA da Atento, criado em 2020, e que tem como premissa orientar, sensibilizar e engajar os colaboradores e lideranças nos pilares de aliados, o que inclui diversidade de gênero, etnia, LGBTI+, pessoas com deficiência e geracional. “Não acredito em uma sociedade e, principalmente, em uma empresa que não leve em consideração a diversidade. Trabalho diariamente para implementar na Atento. É um processo de jornada progressiva, acertamos e erramos, mas temos muita vontade de criar um ambiente respeitoso para todas as pessoas”, afirmou o CEO.

De acordo com o executivo, o Compromisso 3 está fortemente ligado ao DNA da empresa e tem sido executado ao longo dos anos. A empresa, hoje, possui um quadro composto por 70% mulheres no Brasil, sendo que 59% delas ocupam cargos de liderança desde o primeiro nível. Além disso, 65% do quadro é composto por pessoas negras. Deste número, 61% ocupam cargos de liderança. A empresa também direciona 5% das vagas para pessoas 50+ e tem uma parceria com a TransEmpregos, projeto de empregabilidade para pessoas transgêneras.


“Acredito que somos uma das empresas que iniciaram a implantação de pequenas ações, mas com uma repercussão muito importante internamente. Desde 2013, disponibilizamos o uso do crachá social e, desde 2014, o uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero”, descreveu. “Hoje, o nome social foi estendido para todos os documentos de acesso interno, e-mail corporativo e cartões de benefícios. Atualmente, a Atento emprega 160 pessoas trans que solicitaram entrar com nome social por identidade de gênero no crachá, além das pessoas trans que já entraram com identidade civil alterada”, explicou Dimitrius.


Com mais de 20 anos de atuação nos setores de tecnologia e serviços, liderando áreas de pós-vendas, vendas e operações em multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax, Dimitrius é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança de organizações com foco no cliente, pela Harvard Business School; possui MBA em Marketing pela ESPM e especialização em Liderança pela Business School São Paulo. Em 2017, exerceu a função de vice-presidente de operações da Mutant, antiga Genesys Prime. Antes disso, atuou como diretor comercial global da Atento e, posteriormente, como vice-presidente multissetor da companhia no Brasil. Em 2018, retorna à Atento para assumir o cargo de presidente. Atualmente, é Presidente da Região América do Sul da Atento.


Por dentro do Compromisso 3


O Compromisso 3 - Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+, discorre sobre como a capacitação de gestores e equipes a respeito da diversidade e inclusão podem ter impactos positivos para a qualidade das relações corporativas. Além disso, foca na importância de implantar ou aprimorar canais internos de reclamação para que os operadores sejam capazes de lidar com situações de discriminação e de vulnerabilidade de pessoas LGBTI+.

Também aborda sobre a definição de políticas não discriminatórias, principalmente de pessoas vivendo com HIV/Aids. e que evidenciem o compromisso da companhia para a erradicação da LGBTI+fobia. O Compromisso 3 incentiva, ainda, a identificação de boas práticas de gestão e de relacionamento que ajudem a promover os direitos humanos e a respeitar pessoas do segmento LGBT, dando visibilidade ao tema, aos compromissos da empresa e aos gestores(as) e empregados(as) em geral que praticam inclusão e respeito.


O Projeto 101010

O Projeto 101010 foi desenvolvido pelo Fórum, em março de 2021, com o intuito de trazer a participação de líderes de diferentes empresas para debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto em pessoas LGBTI+. A iniciativa, que é fundamentada nos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, volta para uma segunda edição em 2022, repetindo a mesma fórmula.


A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional, totalizando dez companhias, falará sobre um dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” com a finalidade de contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade. O primeiro web talk ocorreu em março deste ano e o projeto se estenderá até dezembro de 2022.

Para conferir o terceiro web talk do Projeto 101010 acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ENFWXCL3bcw


Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900



55 visualizações0 comentário
bottom of page