top of page

Ingredion e Fórum LGBTI+ falam sobre diversidade no marketing em web talk do Projeto 101010

Iniciativa reúne líderes para comentar a respeito dos 10 Compromissos das companhias para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTI+


Guadalupe Franzosi, presidente e general manager do Brasil na Ingredion, fala sobre Compromisso 6 do Fórum LGBTI+ | Divulgação: Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Diversidade e inclusão em ações de marketing, muitas vezes, é associada apenas a pluralidade de pessoas que integram uma campanha. Contudo, o marketing de diversidade tem a finalidade de valorizar e reconhecer grupos minoritários, acolhendo e respeitando as particularidades de cada pessoa, incluindo LGBTI+. Para isso, é necessário reformular/repensar o conceito de marca e melhorar a comunicação, o que permite um bom entendimento entre colaboradores, clientes e demais stakeholders. Para discorrer sobre o tema, a Ingredion e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, se reúnem nesta segunda-feira (5), a partir das 10h, no sexto web talk do Projeto 101010 – 2ª Edição. (Confira aqui: https://youtu.be/EE5YixvpOEk)


Com participação de Guadalupe Franzosi, presidente e general manager do Brasil na Ingredion, empresa líder em ingredientes alimentícios e industriais, o evento terá como foco o Compromisso 6 do Fórum - Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing. “Todos pertencemos”, reflete Guadalupe sobre o Compromisso 6.


Nascida na Argentina, Guadalupe é formada em engenharia química pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires/AR e, posteriormente, obteve seu MBA com especialização em marketing pela Universidad de San Andrés. Trabalhou por mais de duas décadas na DuPont, onde ocupou diversas posições nas áreas de vendas, marketing e gerenciamento de negócios, incluindo posições de liderança regional e global, baseada no Brasil e nos Estados Unidos. Há dois anos se juntou a Ingredion, onde é responsável por uma operação com quatro fábricas e, aproximadamente, 1.500 funcionários.


O que é o Compromisso 6?

O Compromisso 6 destaca sobre as empresas devem tomar cautelas com sua comunicação e marketing. Discorre sobre a importância do acompanhamento formal da área interna e de agências para que não produzam ou utilizem campanhas com conteúdo que discrimine as pessoas LGBTI+. Além disso, foca na relevância de inserir mensagens positivas na comunicação e marketing da companhia, com uso de imagens, falas e situações que valorizem as pessoas LGBT.

O Compromisso 6 também destaca sobre a relevância de desenvolver, incentivar e/ou apoiar campanhas que promovam direitos LGBTI+, tratem da erradicação da LGBTI+fobia e, principalmente, produzam ações que falem sobre a prevenção de contaminação por HIV e que promovam os direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids.


O Projeto 101010

Desenvolvido pelo Fórum em março de 2021, o Projeto 101010 contou com a participação de líderes de diferentes empresas para debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto em pessoas LGBTI+. A iniciativa, que é fundamentada nos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, volta para uma segunda edição em 2022, repetindo a mesma fórmula.


A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional, totalizando dez companhias, falará sobre um dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” com a finalidade de contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade. O primeiro web talk ocorreu em março deste ano e o projeto se estenderá até dezembro de 2022.



Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900





34 visualizações0 comentário
bottom of page