top of page

Guia Exame da Diversidade 2021: Por que é importante as empresas participarem?

Atualizado: 5 de fev. de 2021

Com o apoio do Instituto Ethos, o GUIA premiará em sua 3ª edição empresas em prol de equidade de gênero e racial, inclusão de pessoas com deficiência e direitos LGBTI+.

A participação é gratuita


Foi divulgado pela revista Exame, em conjunto com o Instituto Ethos e a participação do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ – dentre outras organizações – o Guia Exame de Diversidade 2021. Em sua 3ª edição, o Guia visa analisar as melhores práticas de diversidade e inclusão realizadas pelas empresas, incentivando o ambiente corporativo, bem como reconhecendo falhas trazidas por práticas ineficientes.


A depender do resultado, as companhias que participarem terão como benefício o reconhecimento dentre as melhores do seu setor. Nesta edição, com inscrições até 4 de março, o Guia tem como foco os seguintes estágios: cumprimento ou tratativa inicial, iniciativas e práticas, políticas, procedimentos e sistemas de gestão e eficiência.

Compartilhar práticas de diversidade e inclusão que deram certo para fortalecer toda rede empresarial é necessário para evolução no respeito e na promoção dos direitos humanos. Deste modo, a expansão propicia o engajamento de outras empresas que ainda têm receio em implantar uma nova metodologia inclusiva - muitas das vezes com respostas já disponíveis, mas não partilhadas. Seja pelo aspecto educativo ou pelo resultado de evolução em suas práticas, incentivamos a participação do maior número de empresas possível. O Guia possui excelentes indicadores que podem ser aproveitados para orientar a gestão estratégica de D&I para qualquer organização, de qualquer tamanho ou em qualquer setor.


Para tanto, existem uma série de Pesquisas e Guias Temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros, que certamente ajudam no processo de entender o grau de maturidade que a empresa se encontra, para a partir disto, sistematizar um plano a ser traçado quando falamos de Promoção dos Direito Humanos LGBTI+, incentivando cada vez mais empresas a saírem do armário e se pronunciarem publicamente sobre o tema.




Como ressaltado por Caio Magri (diretor-presidente do Instituto Ethos) no último webinar que promoveu o Guia da Diversidade 2021:

“espera-se, com o Guia, que em 2021 dobre o número de empresas que sejam publicamente reconhecidas em boas práticas de diversidade e inclusão”.

Visualizando que é estabelecendo um diálogo consistente com os profissionais, lideranças, pessoas que hoje estão nas áreas de Gestão de Pessoas e demais que tratam sobre responsabilidade social, Caio Magri enalteceu a ideia de que estas pessoas, internamente, estimulem sua empresa a participar do movimento.


Acerca disto, este processo requer seriedade e transparência quanto às práticas realizadas pelas empresas para o enfrentamento dos paradigmas que assombram veemente o ambiente empresarial, de tal modo que em muitos casos, como lembrado por Reinaldo Bulgarelli (Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+) no encontro de divulgação do Guia:

“algumas empresas apenas divulgam suas ações, mas não compartilham seus aprendizados”.

Completou, um dos líderes e especialistas no segmento no país, ressaltando:


“participar desse processo é muito bom para a empresa, além dessa avaliação individual, existe a comparabilidade que será mantida entre elas”.

Segundo Reinaldo, ao se manterem compartilhando práticas de melhoria, as empresam acabam por traçar um caminho conjunto em direção a erradicação da discriminação no ambiente de trabalho, conectando ideias que direcionem cada vez mais a promoção dos Direitos Humanos LGBTI+.


Iniciativas como esta são importantes, sobretudo, para identificar pontos cruciais de falha, que ao serem tratados, disponibilizam mecanismos para o enfrentamento de novos desafios no que tange a dinâmica da sociedade quanto à diversidade e inclusão, principalmente quando falamos de ambientes corporativos.


Compartilhe o projeto dentro de sua empresa e participe!


As inscrições estão abertas, são gratuitas e tem data limite até 4 de março.


Para compreender melhor o projeto, acesse a apresentação completa aqui:


Guia Diversidade_2021
.pdf
Download PDF • 2.34MB

Ou acessem:


Site com as informações da iniciativa:


Link para a gravação do webinar:


Contato de e-mail para dúvidas e solicitações:

490 visualizações0 comentário
bottom of page