top of page

Instituto Ethos e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ lançam o Guia Temático LGBTI+

Atualizado: 19 de mar. de 2019


#PraCegoVer: Auditório com pessoas sentadas. À frente, Reinaldo Bulgarelli com microfone nas mãos. Ao lado direito dele, telão com a imagem do logo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

O Instituto Ethos e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizaram, no dia 23/08, na JLL, um encontro para lançar a proposta do Guia Temático LGBTI+. A iniciativa tem como objetivos aprimorar a gestão das empresas, além de influenciar o meio empresarial e a sociedade para a adoção de práticas em respeito aos direitos humanos LGBTI+.


Os Guias Temáticos dos Indicadores Ethos são ferramentas de gestão para as empresas incorporarem sustentabilidade e responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio. Nos temas de diversidade, os Guias Temáticos estão sendo desenvolvidos, em geral, com os movimentos empresariais que atuam nas questões de gênero (Movimento Mulher 360) e inclusão de profissionais com deficiência (Rede Empresarial de Inclusão Social), por isso a importância da parceria com o Fórum. Veja os demais Guias já produzidos pelo Instituto Ethos, clicando aqui.


A abertura do encontro foi feita pelo CEO da JLL, Fábio Maceira, que destacou as estratégias da consultoria imobiliária nesta temática. Fábio é um dos presidentes que lideram o Fórum pelo Comitê de Presidentes, reforçando a importância do movimento empresarial e os avanços que vem realizando.


Na sequência, Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, apresentou uma prévia do relatório 2018 dos “Indicadores de Profundidade”, um levantamento da situação das empresas signatárias em relação aos 10 compromissos na promoção dos direitos LGBTI+. Esse é um levantamento anual promovido pelo Fórum para que as empresas possam avaliar internamente qual seu estágio em relação ao tema e, assim, aprimorar seus planos de ação. Para o Fórum, oferece um conjunto de informações que também são importantes para a elaboração do plano anual de ação, estabelecimento de prioridades e visão sobre os avanços realizados pelo conjunto de empresas.


O Guia Temático dos Indicadores Ethos – Fórum LGBTI+ será uma ferramenta inédita no Brasil. Será desenvolvido para apoiar gestores e lideranças empresariais com dados estratégicos sobre a promoção dos direitos LGBTI+, orientar as companhias para atuarem e aprimorarem continuamente suas ações, identificar boas práticas e oferecer os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+, mesmo para não signatárias do Fórum, como referência para as ações no tema.


“As empresas podem exercer um papel vital na promoção da diversidade. Trata-se de um ambiente com a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos”, diz Ana Lucia Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos. Segundo ela, ao transmitir esse conceito no dia a dia do trabalho, há a possibilidade de reverberar os aprendizados para a sociedade como um todo. “Trata-se de um ciclo virtuoso, no qual as empresas são chave para que isso se fortaleça cada vez mais”.


Há alguns anos o Instituto Ethos incentiva a promoção da diversidade nas empresas, incluindo a questão LGBTI+. Entre as iniciativas da entidade, destaca-se o lançamento, em 2013, do manual “O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT” (clique aqui)


“A questão LGBT ainda é um desafio no Brasil, já que o país tem índices alarmantes de homicídios por orientação sexual e/ou identidade de gênero, considerados crimes de homofobia, que ainda não foi tipificado na legislação criminal brasileira”, diz Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos. O executivo conta que o direito à livre expressão das orientações sexuais e de gênero é garantido em legislação brasileira, contudo, o papel de defender este direito extrapola o Estado. “As organizações, empresas e os próprios cidadãos têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e menos intolerante”, conclui.


Caso sua empresa, mesmo não sendo signatária do Fórum, queira apoiar o Guia Temático para a Promoção dos Direitos LGBTI+, entre em contato com o Instituto Ethos:


Email: indicadores@ethos.org.br Telefone: (11) 3897-2417

48 visualizações0 comentário
bottom of page