top of page

Mensagens simples e diretas para a as empresas do dia da Visibilidade Trans


29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans – a visibilidade de pessoas travestis e transexuais. O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ celebra esta data com mensagens muito simples e diretas para o mundo empresarial:

Contrate pessoas trans. Nossa grande parceira no tema tem sido o TransEmpregos (https://www.transempregos.org/) e muitas empresas signatárias da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos com os Direitos LGBTI+ têm feito esforços no sentido de contratar, preparar para o trabalho e cuidar do desenvolvimento de pessoas trans na carreira. A empresa pode ter acesso a gente talentosa quando presta atenção no tema e demonstra respeito a todas as pessoas.


Não discrimine pessoas trans. Não demitir colaboradores(as) porque são trans e deixar de praticar discriminação, de colocar a empresa em risco, assim como é uma forma de mostrar a todos os colaboradores que a empresa é respeitosa, inclusiva e valoriza a diversidade. Com tantas outras situações envolvendo as pessoas em sua diversidade, respeitar é uma forma de entender melhor a realidade e aprender a lidar com ela.


Apoie organizações que atuam na atenção e promoção dos direitos de pessoas trans. Empresas podem gerar um impacto social positivo para a comunidade de pessoas trans, sobretudo as que se encontram em situação de violência e exclusão. Em São Paulo, por exemplo, há a Casa Florescer - centro de acolhida especial para mulheres trans e travestis (https://casaflorescer.netlify.app/) e em cada cidade podem ser encontradas organizações como esta. Preste atenção na ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais (https://antrabrasil.org/) , uma das organizações mais importantes na promoção dos direitos de pessoas trans e que divulga no dia de hoje dados sobre a violência a que esta população está sujeita no país.


Celebrar o Dia da Visibilidade Trans é se abrir para estas três ações acima, ouvir as pessoas trans, dar voz e permitir que possam se expressar e contribuir para uma empresa melhor num mundo melhor, mais respeitoso e inclusivo. Sua empresa contrata ou possui colaboradores trans? Divulgue suas boas práticas, aprendizados e sirva de referência para outras empresas que podem se beneficiar com práticas de valorização e promoção da diversidade.



323 visualizações0 comentário
bottom of page