top of page

Mensagens simples e diretas para a as empresas do dia da Visibilidade Trans


29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans – a visibilidade de pessoas travestis e transexuais. O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ celebra esta data com mensagens muito simples e diretas para o mundo empresarial:

Contrate pessoas trans. Nossa grande parceira no tema tem sido o TransEmpregos (https://www.transempregos.org/) e muitas empresas signatárias da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos com os Direitos LGBTI+ têm feito esforços no sentido de contratar, preparar para o trabalho e cuidar do desenvolvimento de pessoas trans na carreira. A empresa pode ter acesso a gente talentosa quando presta atenção no tema e demonstra respeito a todas as pessoas.


Não discrimine pessoas trans. Não demitir colaboradores(as) porque são trans e deixar de praticar discriminação, de colocar a empresa em risco, assim como é uma forma de mostrar a todos os colaboradores que a empresa é respeitosa, inclusiva e valoriza a diversidade. Com tantas outras situações envolvendo as pessoas em sua diversidade, respeitar é uma forma de entender melhor a realidade e aprender a lidar com ela.


Apoie organizações que atuam na atenção e promoção dos direitos de pessoas trans. Empresas podem gerar um impacto social positivo para a comunidade de pessoas trans, sobretudo as que se encontram em situação de violência e exclusão. Em São Paulo, por exemplo, há a Casa Florescer - centro de acolhida especial para mulheres trans e travestis (https://casaflorescer.netlify.app/) e em cada cidade podem ser encontradas organizações como esta. Preste atenção na ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais (https://antrabrasil.org/) , uma das organizações mais importantes na promoção dos direitos de pessoas trans e que divulga no dia de hoje dados sobre a violência a que esta população está sujeita no país.


Celebrar o Dia da Visibilidade Trans é se abrir para estas três ações acima, ouvir as pessoas trans, dar voz e permitir que possam se expressar e contribuir para uma empresa melhor num mundo melhor, mais respeitoso e inclusivo. Sua empresa contrata ou possui colaboradores trans? Divulgue suas boas práticas, aprendizados e sirva de referência para outras empresas que podem se beneficiar com práticas de valorização e promoção da diversidade.



336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Eu Sempre Soube ...

Atriz Rosane Gofman fará única apresentação de premiado monólogo na cidade de São Paulo, em que aborda o universo das mães de pessoas LGBTQIAPN+. O espetáculo Eu Sempre Soube... protagonizado pela atr

Comments


bottom of page