top of page

Para presidente da Merck, a adesão ao Fórum ganha mais força quando envolve toda a liderança



O processo de adesão ao Fórum LGBTI+ deve seguir algumas etapas até sua conclusão. Certamente, a última delas é a mais festiva e esperada: o evento no qual, juntamente com a alta liderança, a companhia anuncia para todo o time sua adesão à carta dos 10 Compromissos com os direitos LGBTI+.


A Merck fez isso no dia 30 de junho, fechando o mês do Orgulho LGBTI+, e tornando uma das 92 atuais signatárias do movimento empresarial. No evento, a fala do presidente Pedro Galvis demonstrou o engajamento e posicionamento que esperamos dos e das líderes das empresas do Fórum. Abaixo, a entrevista que fizemos com ele:


No evento de divulgação interna da adesão da Merck ao Fórum você falou que levou a Carta com os 10 Compromissos para o Comitê Executivo. Qual foi o resultado?


Na Merck, a Diversidade & Inclusão fazem parte dos nossos pilares estratégicos, e, por isso, desde 2018, o nosso Comitê Executivo também faz parte do Comitê de Diversidade & Inclusão. Nós acreditamos que somente com o apoio de uma liderança dedicada a essa causa, é possível alcançar um ambiente mais diverso e inclusivo.


E sendo assim, eu decidi levar para o grupo de líderes a decisão da adesão. Para que todos assinassem junto comigo e ganharem consciência sobre com o que estávamos nos comprometendo. A reação não poderia ser diferente. Todos os membros do nosso conselho local foram unânimes em apoiar a adesão e avaliar oportunidades de fazer mais.

Foi interessante também ver que já estamos avançando em vários dos compromissos, especialmente na construção de uma cultura de respeito e no combate aos vieses inconscientes. Agora, com as atividades do Fórum, temos mais um direcionamento e uma forma de acompanhar nossa evolução em comparação com outras grandes companhias.


Por que é importante para a empresa assinar a Carta de Adesão ao Fórum e aos seus 10 Compromissos com a Promoção dos Direitos LGBTI+?


Este ano, durante nossa campanha do Mês do Orgulho LGBTQIA+, adotamos globalmente o mote “O progresso precisa de todos nós”. Isso significa que para nós todos precisam nos comprometer com a promoção dos direitos LGBTQIA+ para que de fato tenhamos mudanças na nossa sociedade.


Hoje, temos um excelente grupo dentro da Merck, a Rainbow Network, para discutir, propor e implementar iniciativas com o objetivo de alcançar um ambiente mais diverso e inclusivo para profissionais LGBTQIA+. Esse grupo já trouxe muitos resultados, como a participação na Parada LGBT de 2019 e a promoção de eventos internos de sensibilização que mostram a importância dos aliados para que todos possam se sentir livres para ser quem são.

No ano passado, tivemos uma palestra sobre as diferenças entre gênero e sexo com a Maira Reis, fundadora da camaleão.co, empresa que busca reunir vagas de emprego para profissionais LGBTQIA+. E, este ano, tivemos o prazer de receber o grupo Mães Pela Diversidade, que dá apoio e acolhimento a mães e pais de filhos LGBTQIA+.


Entretanto, sabemos que o caminho ainda é longo e a assinatura da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos reafirmam nosso comprometimento contínuo com essa causa e em ampliar nossas iniciativas. Eles servem como uma guia para entendermos para onde podemos ir como empresa e também como sociedade.


Para você, como liderança, qual a importância do tema para a empresa?


Eu acredito profundamente que o respeito é um dos valores mais importantes para que todos consigam alcançar o seu máximo potencial e para o nosso sucesso como empresa. Todos devem se sentir livres para serem o que são.


Também já foi demonstrado em diversos estudos que em um ambiente diverso conseguimos desenvolver ideias ainda melhores e mais inovadoras. Na Merck, temos o propósito de ter mentes curiosas dedicadas ao progresso humano, e sabemos que não alcançaremos esse progresso sem considerar a diversidade.


Publicado em 24/07/20

278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page