• Fórum LGBTI+

Presidente da Cogna traz panorama sobre educação corporativa em quarto web talk do Fórum de Empresas

Iniciativa faz parte do Projeto 101010 que reúne líderes para comentar a respeito dos 10 Compromissos das companhias para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTI+




Rodrigo Galindo, Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação, da Vasta e da Endeavor fala sobre Compromisso 4 do Fórum LGBTI+ | Divulgação: Atento Brasil


A educação corporativa tem um papel essencial para o desenvolvimento e orientação de iniciativas das empresas no que diz respeitos aos propósitos, valores, metas e objetivos internos e/ou externos, em especial, quando o assunto são pessoas LGBTI+. A fim de compartilhar a algumas diretrizes dentro do tema, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizou o quarto web talk do Projeto 101010 – 2ª Edição. A transmissão, via canal do YouTube, aconteceu na terça-feira (21) de junho.


Com participação de Rodrigo Galindo, Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo, o evento terá como foco o Compromisso 4 do Fórum, que aborda sobre a importância de sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+. “Dentro da Cogna, estimulamos e desenvolvemos uma cultura inclusiva e com bases verdadeiras, pois pessoas LGBTI+ ocupam cargos de liderança. Isso tem ajudado a companhia a tornar a discussão sobre diversidade e inclusão muito profunda e legítima. Realizamos não somente processos de formação, mas campanhas internas para que as pessoas sejam quem elas são”, descreve Galindo.


Bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic) e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rodrigo Galindo atua na gestão de instituições educacionais há mais de 30 anos. Em 2010, ocupou o posto de Diretor de Operações e de Ensino Superior da Kroton Educacional e, no ano seguinte, tornou-se CEO da Kroton Educacional. Em 2019, Galindo assumiu a posição de CEO e membro do conselho da Cogna Educação. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação, da Vasta e da Endeavor, além de ser membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil e da Suzano. O executivo também foi membro do Conselho de Administração da Arezzo e da SIMCo Saúde.



O que é o Compromisso 4?

O Compromisso 4 - Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+, discorre sobre como os gestores e equipes podem definir um calendário inclusivo que celebra datas relacionadas à comunidade LGBTI+ e sua luta por direitos. Além disso, foca na importância de realizar eventos internos e apoiar ações externas que deem visibilidade ao tema da diversidade sexual.


Também destaca que as atividades educacionais ajudam a formar gestores e equipes para lidar melhor com a temática, bem como conheçam o compromisso da empresa e sejam promotores de ambientes inclusivos, respeitosos e livres de discriminação. O Compromisso 4 incentiva, ainda, que mensagens de respeito às pessoas LGBTI+ sejam inseridas na comunicação interna.


O Projeto 101010

O Projeto 101010 foi desenvolvido pelo Fórum, em março de 2021, com o intuito de trazer a participação de líderes de diferentes empresas para debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto em pessoas LGBTI+. A iniciativa, que é fundamentada nos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, volta para uma segunda edição em 2022, repetindo a mesma fórmula.


A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional, totalizando dez companhias, falará sobre um dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” com a finalidade de contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade. O primeiro web talk ocorreu em março deste ano e o projeto se estenderá até dezembro de 2022.

Para conferir outras edições, acesse: https://www.youtube.com/c/F%C3%B3rumdeEmpresaseDireitosLGBTI/videos


Para conferir o quarto web talk do Projeto 101010 acesse:



Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900

Stefane Braga | stefane.braga@maquinacw.com

Renata Asprino | renata.asprino@maquinacw.com



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo