top of page

Profissionais de RH se reúnem em encontro do Fórum, na DuPont

Atualizado: 19 de mar. de 2019


#PracegoVer: Em primeiro plano, uma bandeirinha do arco-íris LGBT+ e outra do movimento de travestis, mulheres e homens transexuais, nas cores azul, rosa e branco. Ao fundo, a sala onde aconteceu a reunião. Mesa em formato de U com uma toalha branca e os profissionais sentados em toda a volta. Em cima da mesa, copos, pratos e talheres utilizados para o café da manhã que foi servido.

O Comitê de Executivos de RH do Fórum promoveu uma reunião no último dia 19 de junho. Foi na DuPont e contou com 19 representantes das signatárias: 3M, AccorHotels, Ambev, Atento, Citi, DuPont, GE, GPA, JLL, Mattos Filho, MCM, Monsanto, Salesforce, Sodexo e Trench Rossi Watanabe.


A reunião e a agenda foram organizadas com a colaboração dos executivos Simone Bianche (diretora de RH da DuPont), Majo Campos (VP de RH da Atento) e Carlos Brito (diretor de RH da Monsanto).


Todas e todos foram recebidos para um café da manhã pela diretora de RH da DuPont, Simone Bianche, e representantes do Grupo de Afinidade da empresa, o Network LGBT+. Eles mostraram as atividades desenvolvidas e também o plano de ação previsto para os próximos meses, ilustrando um dos desafios da área de RH: incentivar a criação, apoiar e acompanhar os grupos de afinidade nas empresas.


Na sequência, Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo, apresentou as atividades realizadas neste primeiro semestre e as perspectivas para segundo semestre de 2018, celebrando o fato de estarmos envolvendo diferentes profissionais representando as empresas a cada atividade. A interação com as propostas e resultados das ações fica mais rica com esses diferentes olhares, trazendo questionamentos e proposições inovadoras.


Mesmo sendo focada nos executivos de RH, esta reunião foi mais ampla com profissionais de diferentes áreas relacionados direta ou indiretamente à questão da promoção dos direitos LGBT+ nas empresas. Foi um momento importante para o Fórum para entender como as diferentes áreas de RH estão promovendo as ações e quais suas necessidades ou expectativas em relação ao Fórum.


Vários aspectos dos desafios do RH com o tema foram abordados com essas perspectivas de diferentes áreas de gestão de pessoas, como a constituição e acompanhamento dos grupos de afinidade, contratação de pessoas trans, atração de talentos, maior articulação dos profissionais de RH no âmbito do Fórum e ações conjuntas das signatárias.


Outro tema importante na agenda foi a necessária articulação entre os fóruns empresariais, no qual o RH tem um papel importante. Carlos Brito, executivo de RH da Monsanto, mediou um diálogo no dia anterior no Comitê de Diversidade da AMCHAM, que contou com os representantes do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, Movimento Mulher 360, Rede Empresarial pela Inclusão Social e também contou com a iniciativa do Instituto Ethos e CEERT – Coalização Empresarial para a Equidade de Gênero e Raça.


Foi apresentada ao grupo a proposta de criação do GT sobre Grupos de Afinidade e do GT sobre Saúde e Direitos LGBT+, que ficarão, a princípio, relacionados ao Comitê Executivo de RH.


Para o segundo semestre ainda, o grupo irá se organizar com a Secretaria Executiva para a realização de workshops temáticos, como atração de talentos, recrutamento, seleção, carreira, interação com o grupo que está trabalhando aspectos específicos sobre contratação de pessoas trans, entre outros temas.


71 visualizações0 comentário
bottom of page