• Fórum LGBTI+

5 instituições avaliam empresas para o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+


As inscrições para o 21º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ estão abertas


Dow Brasil, empresa premiada em 2021, faz parte da comissão julgadora da edição deste ano do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+



Cinco instituições se reúnem para avaliar empresas que se inscreverem para o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+


Pequenas, médias e grandes empresas podem se inscrever para o troféu de melhor empresa do 21º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. As inscrições serão aceitas até o dia 15 de outubro pelo link www.premio.paradasp.org.br.


A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), organizadora e realizadora da premiação, preparou uma novidade para as empresas inscritas: elas serão avaliadas por um pool de cinco instituições: o Fórum de Empresas de Direitos LGBTI+, Instituto Ethos, Great Place To Work, Diversa e a Dow Brasil, premiada em 2021. Elas formam a comissão julgadora - que reúne um total de dez pessoas - da categoria Empresa, que este ano seguirá, pela primeira vez, uma metodologia de avaliação que tem como referência os Indicadores Ethos-Fórum Promoção dos Direitos LGBTI+.


O processo

A comissão julgadora irá avaliar e classificar as empresas finalistas que irão para votação popular, prevista para o início de novembro. O júri poderá, a seu critério, selecionar três delas para cada porte - grande, média e pequena. Nesse caso, haverá uma premiada para cada tamanho de empresa. Caso não haja número representativo em todos os portes, ou se o teor da avaliação não satisfizer os critérios da comissão, essa poderá selecionar até cinco finalistas no total. Nesse caso, apenas uma empresa será premiada ao final da votação popular.


“O mundo corporativo tem abraçado a pauta dos direitos LGBT+ e da diversidade como um todo, mas ainda temos muito a avançar e não dá mais para retroceder. O convite que fizemos a essas instituições, que trabalham com o tema de forma tão séria e comprometida, vai nesse sentido. Ao nos juntarmos estamos fortalecendo não apenas a marca de um prêmio, que já tem mais de duas décadas de história, mas também estamos sinalizando para as empresas que querem abraçar a causa, e serem reconhecidas, que aqui elas vão encontrar referências de como fazer isso. A régua está alta, e isso é bom”, afirma Garcia, presidente da APOLGBT-SP.


O secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Reinaldo Bulgarelli, corrobora para essa afirmação. O Fórum é parceiro do Prêmio desde o ano passado, quando coordenou as inscrições das empresas da edição de 2021. “A Associação e o seu Prêmio, que reconhece empresas comprometidas em avançar na agenda de respeito à diversidade, estão em nova fase e são uma referência importante para o ambiente de negócios. É importante para o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ participar, apoiar e divulgar para que mais empresas, ao responder o questionário, entendam o que precisa ser feito e para onde estamos indo. Além disso, as empresas reconhecidas fortalecem essa construção de referências tão importante para o meio empresarial e para a sociedade”, declara Bulgarelli.


A metodologia

A metodologia de avaliação do 21º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+, que foi pensada a partir do guia temático oficial dos Indicadores Ethos-Fórum Promoção dos Direitos LGBTI+ (com base nos dez compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+), faz um recorte que busca contemplar as perspectivas e finalidades do prêmio e ainda sim, atuar como um processo de avaliação prévia das práticas empresariais na agenda de diversidade e inclusão, com foco na pauta LGBT+.


“Ao usar essa adaptação dos Indicadores Ethos-Fórum Promoção dos Direitos LGBTI+, a empresa será apoiada no aprimoramento das suas práticas, medidas de desempenho e no exercício da responsabilidade social. Também poderá compreender melhor o engajamento, cultura, comunicação, integração e outros recortes fundamentais para que, a partir dessa análise, possa ter clareza sobre as práticas, políticas e instrumentos que estão sendo desenvolvidos no âmbito da agenda de diversidade e inclusão”, explica Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos.


A contribuição do Great Place To Work (GPTW) vai nesse mesmo sentido. "Inclusão nas empresas não é apenas ter práticas, ações e programas, é necessária a dedicação de todas as pessoas e isso requer uma mudança comportamental de todas elas. Mostrar como algumas empresas trabalham, comunicam e contribuem para a comunidade LGBT+ é umas das formas que vai nos ajudar a promover uma cultura inclusiva em mais empresas”, diz Raul Valle, consultor de clima e D&I do GPTW.


Como vencedora da última edição, a Dow também traz sua colaboração ao processo. “A diversidade e inclusão nas empresas é uma jornada que precisa de consistência para mudar o cenário interno e incentivar as demais comunidades envolvidas. Sabendo disso, a Dow trabalha questões de equidade e respeito aos LGBTI+ há mais de vinte anos em sua sede nos Estados Unidos, e desde 2012 na operação do Brasil. Esperamos que esse prêmio reconheça os projetos de destaque e incentivem outros parceiros a colaborar conosco na questão de equidade e respeito aos LGBTI+”, diz Jéssica Goulart Fernandes, líder da rede de diversidade LGBTI+ da Dow Brasil.


Além da categoria Empresa, outras nove categorias também estão com os processos de indicação e inscrição abertos. É possível fazer até três indicações para Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura, Digital Influencer, Personalidade Aliada, Esportes, Imprensa e Tema do Ano. Agências, profissionais de publicidade e anunciantes também podem inscrever suas campanhas para concorrer ao prêmio de melhor Campanha Publicitária.


O Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ é de âmbito nacional. Portanto, inscrições de qualquer parte do país são bem-vindas.


Sobre a Parada LGBT de São Paulo

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundada no ano de 1999. Detentora da marca Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e outras marcas do orgulho. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.


Da ideia à execução foi construída coletivamente desde 1996. No mesmo ano, cerca de 500 pessoas se reuniram na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, para reivindicar direitos às pessoas LGBT+. A história foi construída a partir da vontade de diversas pessoas que tinham um objetivo em comum, lutar contra o preconceito, por mais respeito e reconhecimento da existência de orientações sexuais e identidades de gêneros diversos.


Parte das pessoas que participaram do encontro na Praça Roosevelt e da primeira Parada, na Avenida Paulista, fizeram parte da fundação da APOLGBT-SP. A partir de 1999, outros colaboradores também passaram a integrar a história da associação como voluntárias.


A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo cresceu até tornar-se a maior Parada LGBT do mundo, e o maior ato político, amplificando as vozes da comunidade. Nesse processo de evolução, a APOLGBT-SP passou a realizar outros atos e eventos de militância para a comunidade LGBT.


Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, "10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+", expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Rua Barão de Itapetininga, 255, sala 716

Site: www.paradasp.org.br


Assessoria de Imprensa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Angelina Colicchio – (11) 99299-2877

Diogo Locci – (11) 99906-0642

assessoria@pevi56.com/angelina@pevi56.com

63 visualizações0 comentário