• Keka Barbosa

Como posicionar sua marca inclusiva sem medo de errar!

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realiza live sobre o papel das marcas para a promoção dos direitos de pessoas LGBTI+

Com participações de empresas signatárias do Fórum, evento abordará também sobre benchmarking com cases de sucesso de companhias signatárias do Fórum.


Evento abordará sobre os Compromissos 6 e 7 do Fórum | Imagem: Divulgação Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Nos últimos anos, temos notado uma movimentação maior das empresas em apoio às pessoas LGBTI+. Diversas marcas conceituadas têm investido não somente em um posicionamento diverso e inclusivo, mas na criação de produtos e serviços, além de ações que levantem a bandeira da causa. Mas como deve ser o posicionamento desses produtos e companhias? Para esclarecer estas e outras questões, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizará uma live, no canal do YouTube, na sexta-feira (20/08), das 15h às 17h.

O evento, intitulado “Como posicionar sua marca inclusiva sem medo de errar” será dividido em dois painéis. O primeiro focado em como comercializar um produto, serviço ou atendimento de forma diversa e inclusiva sem receio de ser tachado como empresa que se apropria do ‘’pink money,’’ termo utilizado para ilustrar a venda de produtos e serviços para pessoas LGBTI+, sem necessariamente apoiar a causa. A conferência ficará à cargo de Daniel Dante, diretor de Data Strategy da Leo Burnett Tailor Made. A Leo Burnett Tailor Made também exibirá um conteúdo com dados estratégicos, que fazem parte do Hub Diversidade. Essas informações foram coletados através da plataforma BE MORE, criada pela agência. Entre alguns indicativos do Hub Diversidade estão: evolução da comunidade LGBTQIA+, percepção da sociedade no quesito diversidade, marcas que lideram no assunto LGBTQIA+, influência da diversidade nos negócios, celebração de datas comemorativas, glossário da diversidade e muito mais.


O segundo painel abordará sobre benchmarking com cases de sucesso. Na ocasião, serão demonstrados diferentes tipos de negócios com jornadas distintas, incluindo exemplos de produtos, serviços e atendimentos que conquistaram resultados positivos. Esse painel terá mediação de Ana Finkler, gerente sênior de Marketing Corporativo da Lojas Renner S.A., e contará com as participações de Raul Almeida, embaixador do Comitê LGBTI+ Accor Brasil e gerente de contas estratégicas Accor Brasil; Edilson Machado, diretor de marketing da Dow; Natalia Passarinho – gerente sênior de marketing da P&G - Downy Brasil e Cecília Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Brasil Alimentos.


A abertura do evento ficará sob responsabilidade de Raphael Pagotto, secretário adjunto do Fórum, e de Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum, que falarão sobre como atua o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, relevância para o mercado e para as pessoas LGBTI+ e destacarão ainda sobre os Compromissos 6 e 7 do Fórum.


O Compromisso 6 destaca a importância de promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing. Neste caso, incentiva as empresas a incluírem, na comunicação e no marketing, mensagens de respeito e que valorizem as pessoas LGBTI+. Além disso, estimula a criação de campanhas que abordem sobre prevenção da contaminação por HIV e que tratem da erradicação da violência contra pessoas LGBTI.


Já o Compromisso 7 ressalta sobre a promoção do respeito aos direitos de pessoas LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes. Neste contexto, aborda sobre o valor em garantir acessibilidade aos produtos e serviços com tratamento igualitário, ou seja, linguagem inclusiva e respeitosa para com o segmento LGBTI+, considerando suas realidades e suas demandas.


“Queremos reforçar o discurso sobre a importância de promover a diversidade e a inclusão dentro da sociedade, em especial, no que diz respeito ao relacionamento entre consumidores e marcas. Por meio desse evento, nosso intuito é mostrar de que forma as empresas podem produzir conteúdo que não discriminem pessoas LGBTI+, além de garantir a acessibilidade a produtos e serviços para todos”, afirma Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

O evento poderá ser acompanhado no seguinte link: https://youtu.be/6TnyBLb699o


Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Nosso propósito é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/


Informações à imprensa

Máquina CW: (11) 3147-7900

Stefane Braga | stefane.braga@maquinacw.com

Renata Asprino | renata.asprino@maquinacw.com

#MKT #Negócios

49 visualizações0 comentário