• Fórum LGBTI+

Empregabilidade LGBTI+ e o Fórum



Desde a criação do Fórum, realizamos eventos e atividades em geral relacionadas à empregabilidade de pessoas LGBTI+, tendo por base, sobretudo, a normativa internacional de direitos humanos e os documentos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atuamos, assim, na perspectiva do trabalho decente e suas implicações para uma organização empresarial como o Fórum.


Promover a empregabilidade de pessoas LGBTI+ é uma das razões de existência do Fórum. Entendemos que a promoção do acesso a renda por meios variados, não apenas o emprego, exige compromisso com o enfrentamento da LGBTI+fobia como algo essencial para alcançarmos bons resultados para as pessoas, os negócios e o desenvolvimento sustentável na sociedade brasileira.


Ampliar as condições de empregabilidade de pessoas LGBTI+ pode envolver programas sociais, como bolsas que garantem renda por determinado período para pessoas que dela necessitem, funcionando como apoio para acesso ao estudo, preparação para o trabalho, condições gerais de acesso e permanência no trabalho (moradia, saúde, apoio jurídico e social em geral). Pagar cursos, oferecer bolsas de estudo (cursos regulares, inglês e outros de qualificação profissional) é uma forma de investir na empregabilidade e no desenvolvimento profissional de pessoas LGBTI+. Programas que ofereçam coach e mentoring para a entrada, permanência e desenvolvimento na carreira ou para o desenvolvimento do empreendedorismo também são necessários.


Por que investir? Porque é prática empresarial socialmente responsável; contribui para o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da sociedade; amplia a reputação da marca na relação com todos os stakeholders; atrai talentos sintonizados com os desafios que as empresas possuem em tempos da 4ª revolução industrial.

Empresas que priorizam a contratação de pessoas trans, têm relatado inúmeros benefícios, incluindo aprendizados importantes para lidar com toda a comunidade LGBTI+, promover uma cultura efetivamente inclusiva, respeitosa e segura para todas as pessoas em todos os relacionamentos da empresa. É uma prioridade e uma estratégia focar em pessoas trans e não binárias.


Qual é o papel dos governos? E das empresas? Qual é o papel do Fórum? O que é empregabilidade LGBTI+? Como lidar com o quesito LGBTI+ em cadastros? Como fortalecer a rede de empresas engajadas no respeito e promoção dos direitos LGBTI+ para ampliar efetivamente a empregabilidade, permanência e desenvolvimento permanente de pessoas LGBTI+, incluindo a sua carreira?


Precisamos avançar na contratação de profissionais LGBTI+, contratação de serviços ou compra de produtos de empresas de pessoas LGBTI+, bem como no investimento em organizações que estão buscando ampliar as alternativas de acesso a trabalho e renda dentro da perspectiva acima do trabalho decente. Temos grandes desafios. Mesmo entre as atuais 82 empresas, há raras pessoas LGBTI+ com cargos executivos e quase nenhuma pessoa LGBTI+ como presidente. Isso mostra que a carreira é um tema importante, sem deixar de priorizar pessoas trans e não binárias, ainda mais afetadas pela discriminação.

Algumas empresas signatárias do Fórum foram convidadas para a primeira reunião técnica do tema em 2020. Teremos um ambiente de diálogo e troca com a diretora de Promoção dos Direitos LGBT do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, representantes e dirigentes de organizações que estão próximas das nossas atividades, como o MPT SP, Instituto Ethos, Aliança Nacional LGBTI, TransEmpregos, estudiosos e pesquisadores. Espera-se que o grupo trabalhe uma agenda de reuniões e atividades no tema durante o ano.


A Secretaria Executiva preparou um documento para orientar o diálogo e os trabalhos ao longo do ano. Participe, atue na sua empresa e em conjunto com esse grupo importante de signatárias do Fórum para melhorarmos e acelerarmos os resultados na promoção da empregabilidade de pessoas LGBTI+.


Reinaldo Bulgarelli

Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

317 visualizações

© Feito com amor por MCM Brand Experience