Encontro Regional de Empresas do Rio de Janeiro fortalece parcerias e promove ação concreta de inclusão na L’Oréal Brasil
- Fórum LGBTI+

- há 16 minutos
- 3 min de leitura
Primeiro encontro regional realizado no estado, a iniciativa fortalece a articulação entre empresas, organizações e territórios na promoção dos 10 compromissos.

No dia 26 de janeiro, a L’Oréal Brasil sediou o Encontro Regional de Empresas do Rio de Janeiro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, reunindo representantes de mais de 60 empresas e organizações, para uma programação dedicada ao diálogo, à troca de experiências e à construção coletiva de caminhos para o avanço da agenda de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e na sociedade.
A abertura do encontro contou com falas institucionais de Rafael Pagotto, secretário-adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e de Ingrid Custódio e Camilo Braga, representando a L’Oréal Brasil. As falas destacaram a importância do fortalecimento da atuação regional do Fórum, do engajamento das empresas signatárias e da construção de parcerias.
2026 vai ser um ano de aperfeiçoar discursos e dar mais visibilidade a práticas consolidadas. Precisamos avançar, mesmo que pouco, mas de forma estratégica e conectada. Raphael Pagotto - Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
O primeiro painel da programação, “Ecossistema de formação e empregabilidade”, reuniu Eliane Damasceno (FIRJAN), Thalita Cunha (BlendEdu), Gabriel Romão (MOVER) e Wescla Vasconcelos (Fórum TT RJ). A conversa abordou iniciativas voltadas à formação, inclusão e desenvolvimento de talentos LGBTI+, destacando o papel das parcerias intersetoriais na construção de trajetórias profissionais mais diversas e sustentáveis.
Na sequência, o painel “Território, acolhimento e impacto social” trouxe perspectivas a partir da atuação direta com a população LGBTI+, especialmente pessoas trans e travestis. Participaram do debate Douglas Lacerda (Casinha), Renato Monteiro (Transgarçonne), Cláudio Nascimento (Grupo Arco-Íris) e Diana Conrado (CEDS-Rio).

“É essencial humanizar as vivências de pessoas trans nos espaços de trabalho e, caso não tenha, precisamos pensar em soluções para que isso seja uma realidade” Wescla Vasconcelos - Fórum TT do Rio
Encerrando os painéis da manhã, o encontro contou com o painel “Caminhos e desafios para ampliar o impacto da diversidade nas empresas”, que reuniu Eduardo Paiva (L’Oréal Brasil), Isabel Souza (Petrobras), Leandro Correia (Arcos Dourados – McDonald’s) e Marcelo Mancini (MetrôRio). O debate trouxe reflexões e práticas corporativas, desafios estruturais e oportunidades para fortalecer a agenda de diversidade, equidade e inclusão nas organizações.
Após os painéis, as empresas participantes foram organizadas em diferentes grupos de discussão na dinâmica Rodas de Troca – O que podemos criar juntos. Cada grupo contou com temas previamente definidos, que abrangeram desde recrutamento, engajamento interno e comunicação com propósito até políticas corporativas, segurança jurídica, impacto social e parcerias externas.
O formato estimulou a participação ativa, o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de conexões entre as empresas. Mais do que chegar a conclusões fechadas, o espaço foi pensado para estimular o engajamento coletivo, alinhar percepções e levantar pontos norteadores que servirão de base para desdobramentos ao longo do ano, reforçando o compromisso com a continuidade dessa agenda para além do encontro.

Na sequência das Rodas de Troca, foi realizado o workshop “Beleza para Todxs”, com demonstrações práticas e a participação das pessoas presentes. A atividade reforçou a beleza como espaço de expressão, autoestima e pertencimento.
“Foi um dia rico para pensar a agenda de diversidade de forma coletiva, construir soluções e seguir avançando em conjunto.” Eduardo Paiva - L’óreal Brasil
Mutirão Meu Nome é de Verdade: acesso a direitos e promoção da cidadania
No período da tarde, a L’Oréal Brasil recebeu o mutirão Meu Nome é de Verdade, realizado em parceria com a Fiocruz, com foco na retificação de nome e gênero de pessoas trans previamente inscritas. A iniciativa atuou como um facilitador de acesso a direitos, contribuindo para reduzir barreiras associadas a um processo que envolve diferentes etapas, exigências institucionais e custos.
“Fiz a retificação há algum tempo, e foi um processo mais desafiador. Por isso, ver um projeto que torna esse caminho mais fácil e acessível é muito significativo. Que mais pessoas possam ter acesso ao básico, que é o próprio nome.” Joana Neves - Veirano Advogados
O Encontro Regional de Empresas do Rio de Janeiro reafirma o papel do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ como espaço de articulação, diálogo e ação contínua, conectando empresas e organizações em torno de uma agenda que se estende ao longo do ano e busca gerar impactos reais.
Confira mais fotos:




















Comentários