top of page

Juntos ou separados?

Posicionamento do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+


Não há nenhuma organização internacional relevante na promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ que esteja defendendo a exclusão de pessoas trans, no entanto, a transfobia está presente na divulgação da notícia, o que é preocupante.


Nossos parceiros ou organizações nacionais ou internacionais de referência, como a Human Rights Campaing, Out&Equal, ILGA, assim como a Aliança Nacional LGBTI+, entre outras, estão se posicionando e combatendo a transfobia presente nesta divulgação. Nosso Fórum tem como tema a diversidade sexual e de gênero, o que envolve todas as pessoas a partir de uma das dimensões de nossas vidas: a orientação sexual, a orientação afetiva, a identidade de gênero, as características sexuais e a expressão de gênero.


A sigla LGBTI+ presente no nome do Fórum é uma escolha realizada em 2015, mas nossa atuação envolve várias outras realidades da diversidade sexual e de gênero. Todas essas realidades devem ganhar visibilidade nas práticas das empresas, demonstrando nossa crença de que a inclusão é o caminho para colocar em prática para as pessoas LGBTI+ o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”


Não apenas acreditamos e defendemos a ideia de que juntos podemos enfrentar melhor os desafios para o pleno respeito e promoção do valor da diversidade sexual e de gênero nas empresas e na sociedade, como priorizamos pessoas trans.


A prioridade está nos nossos 10 Compromissos e seus Indicativos de Ação, seja pelo alto índice de violência a que essa população está sujeita, seja pela riqueza que a abordagem de gênero e da identidade de gênero apresenta para as empresas e para toda a sociedade, fortalecendo o movimento pelos direitos das pessoas LGBTI+.


Quando as maiores empresas do Brasil, signatárias dos 10 Compromissos do Fórum, implementam práticas de respeito aos direitos humanos de pessoas LGBTI+, elas não apenas transformam suas próprias culturas, mas também moldam o mercado e influenciam a sociedade mais ampla, o que acontece quando buscamos inclusão e não exclusão.


Juntos ou separados não é debate que interessa ao Fórum e empresas signatárias porque entendemos que é tempo de posicionamento firme contra a discriminação de pessoas trans.


Secretaria Executiva

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

13 de outubro de 2025

Comentários


bottom of page