top of page

Nosso mês do Orgulho LGBTI+ foi o mais importante dos últimos 12 anos de existência do Fórum.

No encerramento do Mês do Orgulho LGBTI+ de 2025, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ faz um balanço positivo do momento atual pela capacidade de um conjunto grande de empresas permanecer articulada em torno da afirmação de que respeitar a dignidade de pessoas LGBTI+ é algo básico e essencial para termos uma sociedade sustentável.



Nossa Carta de Adesão, com seus 10 Compromissos, trata dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ aplicados à gestão empresarial e ao relacionamento com diferentes stakeholders. O Fórum propõe o aprimoramento das práticas de gestão, o engajamento articulado pela erradicação da LGBTI+fobia e o uso da imensa capacidade de contribuição das marcas no desenvolvimento da conduta ética da sociedade brasileira ao promover respeito a todas as pessoas.


Foi assim no mês de maio, Mês da Erradicação da LGBTI+fobia, com o evento realizado na Accor no dia 16. Foi assim no 1º Toque de Campainha pelo Orgulho LGBTI+ realizado no dia 27/06, evento realizado pela B3 em parceria com a The World Federation of Exchanges (WFE) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Nos dois eventos, ouvimos a liderança das empresas engajadas dizer que não cogitam fugir dos compromissos assumidos, antes de tudo, com os próprios valores das empresas e, com muita responsabilidade, com o papel de mobilizar o ambiente empresarial para termos avanços nessa agenda.


Por um lado, perdemos empresas nos últimos meses em função das pressões políticas dos grupos reacionários, não apenas na política, mas dentro do próprio mundo empresarial. Também vimos diminuição na manifestação de empresas pelo Mês do Orgulho, no apoio à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na contratação de pessoas trans, apontada pelo TransEmpregos, entre outras preocupantes notícias sobre empresas que sumiram ou que aderiram à ideia de que ações afirmativas são injustas.


Por outro lado, a liderança comprometida com direitos humanos de pessoas LGBTI+, nos lembra que a legislação e a realidade brasileira exigem uma abordagem própria e que retroceder coloca os negócios em risco. Essa liderança afirma que diversidade, incluindo nossa diversidade sexual e de gênero, lembrando estudos consistentes, adiciona valor para os negócios de variadas maneiras. Não apenas expressam firmeza com valores universais de direitos humanos como estão moldando o futuro, adotando a ideia de que o Brasil pode ser uma referência positiva do tema no mundo.

Profissionais destas empresas que permanecem em evidência, mesmo em tempos difíceis para o tema e para as organizações, dadas as imensas pressões que estão sofrendo, reconhecem o valor do compromisso e celebraram o mês em eventos cheios de energia para continuar trabalhando o ano todo por avanços na construção de ambientes inclusivos e que desenvolvem todas as suas pessoas.


O Fórum segue sinalizando para o ambiente empresarial sua crença no valor da diversidade, assim como segue articulado com as demais organizações empresariais brasileiras e internacionais que contribuem para avançarmos sempre e com mais consistência para um futuro melhor para todas as pessoas, sobretudo as pessoas trans e que vivenciam violências por serem pessoas LGBTI+.


O Orgulho LGBTI+ é uma celebração das pessoas LGBTI+ que, por sua vez, celebram o orgulho pelas empresas e suas lideranças que estão demonstrando seriedade ao trabalharem para colocar os 10 Compromissos do Fórum em prática durante todo o ano.


O nosso Fórum segue há 12 anos buscando praticar os 10 Compromissos, mesmo em tempos difíceis, animando um processo de transformação que enfrenta as muitas barreiras presentes no tema da diversidade sexual e de gênero. As empresas que constituem o Fórum saíram do armário e não vão retornar para um tempo em que ser pessoa LGBTI+ era motivo de vergonha e não de orgulho.


Parabéns a todas as pessoas que fazem o Fórum e que compreendem o valor de participar de uma organização que representa o meio empresarial comprometido com um ambiente de negócios melhor numa sociedade melhor para TODAS as pessoas.

 
 
 

Comments


bottom of page