top of page

Respeito em Foco



#PraCegoVer: As duas imagens mostram um grupo de pessoas sorrindo, as pessoas posicionadas mais próximas da câmera estão agachadas. Ao fundo existe um quadro branco com anotações e post-its colados.

A violação dos direitos humanos contra pessoas LGBT ocorre em várias esferas de nossa sociedade e é uma preocupação crescente em todo o mundo. Não raras são as expressões de discriminação e preconceito que podem impactar os indivíduos desde a infância afetando sua autoestima e confiança ao longo de toda a vida, inclusive a profissional.


Enquanto empresas signatárias dos 10 Compromissos somos convidadas a refletir sobre as demandas concretas da nossa sociedade, reconhecendo a dignidade inerente a todos os membros da família humana, em especial aos jovens que carecem de ambientes que geram confiança e que estimulem relações saudáveis.


É baseada nesta premissa que a IBM desenvolveu a iniciativa Respeito em Foco que leva a estudantes de ensino médio da rede pública e privada um workshop que fala sobre respeito, estimulando a criatividade e inovação entre estudantes e voluntários. Centenas de jovens em nosso país sofrem com atos de violência que podem causar sintomas de difícil diagnóstico inicial e que em estágios mais avançados podem levar à depressão ou até à morte.


Utilizando-se de Design Thinking são debatidos os desafios e as oportunidades para combatermos casos de bullying, discriminação e assédios contra mulheres, negros, pessoas LGBT e pessoas com deficiência. O objetivo é que os jovens consigam encontrar na escola, na família ou entre seus amigos o caminho para pedir apoio e falar sobre as dificuldades que enfrentam, apoiando-se mutuamente.


Assim como prevê o Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT “a conduta socialmente responsável integra na gestão empresarial os interesses legítimos da sociedade e da empresa, resultando nas definições da estratégia ou caminhos que a organização vai percorrer em busca de resultados que sejam sustentáveis”.


Quer conhecer mais sobre a iniciativa e incluir sua empresa como parceria voluntária? Escreva para diverse@br.ibm.com.


86 visualizações0 comentário
bottom of page